Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atividade Interdisciplinar / Educação Ambiental: O Lixo

Educação Ambiental: O Lixo

Para iniciarmos a discussão, assista ao vídeo a seguir:

         Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, em média, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 quilo, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo (...)
        O grande problema no Brasil é o destino dado ao lixo, muitas vezes inadequado. As grandes cidades têm vários problemas que parecem intermináveis. 

RETIRADA DE LIXO NA LAGOA MUNDAÚ EM MARECHAL DEODORO

RIACHO SALGADINHO EM MACEIÓ-AL

        A coleta seletiva e a reciclagem são duas saídas para amenizar os desconfortos causados pelo acúmulo de lixo: doenças, poluição etc. Mas será que nesses lugares a coleta é feita regularmente pelo poder público? Será que as pessoas são as responsáveis pelo problema?  Todos sabem os riscos a que estamos expostos? 
        Observe o quadro abaixo:

Pense um pouco:
Responda no seu caderno
1 - As fotos acima ilustram ambientes poluídos em Maceió. Qual a sua opinião a respeito do que deve ser feito para mudarmos essa realidade?
2 - Segundo o texto, o poder aquisitivo e a região em que uma pessoa mora podem fazer com que o lixo gerado por pessoa aumente. Explique isso.
3 - O ambiente escolar seria o primeiro passo para a conscientização do destino dado ao lixo. Como é o ambiente na escola em que você estuda? 



        

Um comentário:

  1. O vídeo foi importante porque serviu de lição para mim. Por que assim, deu para aprender o que devemos fazer com o lixo.
    Em primeiro lugar, produzir a menor quantidade possível: reduzir o consumo de coisas desnecessárias e que acabarão indo fora, cortar os desperdícios e reutilizar o que puder.
    Colocar em recipientes separados o lixo reciclável e o lixo orgânico. Se possível, usar o lixo orgânico para adubar a terra.
    Se não houver coleta seletiva, leve o lixos reciclável para os postos de coleta ou cooperativa de catadores.
    No ambiente escolar, aprendemos a nos conscientizar o que devemos fazer para deixar a nossa escola limpa, não jogando o lixo no chão, e sim na lixeira. Para isso existe as lixeiras em sala de aula. / Jaciane Santos, 9° ano A .

    ResponderExcluir