Educação Ambiental: O Lixo
Para iniciarmos a discussão, assista ao vídeo a seguir:
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, em média, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 quilo, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo (...)
O grande problema no Brasil é o destino dado ao lixo, muitas vezes inadequado. As grandes cidades têm vários problemas que parecem intermináveis.
RETIRADA DE LIXO NA LAGOA MUNDAÚ EM MARECHAL DEODORO
RIACHO SALGADINHO EM MACEIÓ-AL
A coleta seletiva e a reciclagem são duas saídas para amenizar os desconfortos causados pelo acúmulo de lixo: doenças, poluição etc. Mas será que nesses lugares a coleta é feita regularmente pelo poder público? Será que as pessoas são as responsáveis pelo problema? Todos sabem os riscos a que estamos expostos?
Observe o quadro abaixo:
Pense um pouco:
Responda no seu caderno
1 - As fotos acima ilustram ambientes poluídos em Maceió. Qual a sua opinião a respeito do que deve ser feito para mudarmos essa realidade?
2 - Segundo o texto, o poder aquisitivo e a região em que uma pessoa mora podem fazer com que o lixo gerado por pessoa aumente. Explique isso.
3 - O ambiente escolar seria o primeiro passo para a conscientização do destino dado ao lixo. Como é o ambiente na escola em que você estuda?
O vídeo foi importante porque serviu de lição para mim. Por que assim, deu para aprender o que devemos fazer com o lixo.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, produzir a menor quantidade possível: reduzir o consumo de coisas desnecessárias e que acabarão indo fora, cortar os desperdícios e reutilizar o que puder.
Colocar em recipientes separados o lixo reciclável e o lixo orgânico. Se possível, usar o lixo orgânico para adubar a terra.
Se não houver coleta seletiva, leve o lixos reciclável para os postos de coleta ou cooperativa de catadores.
No ambiente escolar, aprendemos a nos conscientizar o que devemos fazer para deixar a nossa escola limpa, não jogando o lixo no chão, e sim na lixeira. Para isso existe as lixeiras em sala de aula. / Jaciane Santos, 9° ano A .