Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

Filosofia





Mitologia Grega - Resumo




O Mundo de Sofia 
Ouça o áudio livro






PROFª MARILDA BAZILIO / 3º ANOS A e B VESPERTINO

Iluminismo 

Conceitos 
                  O Fato histórico que proporcionou a queda do analfabetismo na França e na Inglaterra foi o aparecimento das ideias iluministas. Os iluministas propunham uma educação baseada no pensamento racional. A razão seria a arma usada para combater as trevas ligada a idade média até então, controlada pela igreja católica. Para os filósofos iluministas, a razão seria capaz de explicar todos os mistérios do universo e de resolver todos os problemas do mundo. O iluminismo foi um movimento de ideias de caráter burguês que procurou valorizar a liberdade e um momento de crise do antigo regime, mas ainda com a nobreza dominando a esfera política. A ideia chave do pensamento iluminista é o racionalismo.
Principais representantes 
                   Rousseau – John Locke – Voltaire e Montesquieu. Rousseau – Iluminista que defendia as classes populares e defendia a vontade da maioria, hoje conhecida como democracia. Montesquieu – Defendeu a separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário para evitar os abusos dos governantes e protegia a liberdade individual. Despotismo – Defesa do fim do absolutismo monárquico em toda a Europa e a adoção das monarquias constitucionais.


Questões 
Exercício 1: (UFMS 2010)
             “Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a ideia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.” (DARNTON, Robert – O Grande Massacre de Gatos. RJ: Graal, 1986, p. 272-273)


Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do Iluminismo.

a) O impulso renovador das ideias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas ideias e de teorias econômicas.
b) Em seu conjunto, os iluministas sustentavam a tese de que só um Estado ditatorial, controlado pela classe trabalhadora, seria capaz de eliminar a resistência burguesa e abolir as desigualdades entre as classes sociais.
c) O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço.
d) Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo monárquico.
e) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva.


Exercício 2: (UFF 2010) 

          O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão: “Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.

 Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.

A) Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.
B) A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.
C) Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.
 D) O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta. E) A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.


Exercício 3: (UFPR 2010) 

           A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas: Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
 B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário