Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
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Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
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Língua Portuguesa/Literatura/Redação



Prêmio ESMAL de Redação 2016
Orientada pala professora Cláudia Nunes 
a aluna Fernanda vence prêmio de redação 2016

PRÊMIO ALAGOANO DE REDAÇÃO 2007
Estudante Arryson André de Albuquerque da escola Aurelina 
ganha importante prêmio de redação promovido pelo Estado
 através da Secretaria de Educação.

OFICINA DE REDAÇÃO ENEM 2016
30/07/2016
Aula contou com a participação de três professores



PODCAST

Fazem parte da oralidade todas as práticas de linguagem que envolvem a oralização dos discursos, isto é, a fala e a escuta. Ela pode ser o centro das atividades ou o meio pelo qual ocorrem as interações e a construção do conhecimento. Tendo em vista essa prática, os alunos dos 3º anos 2020, orientados pelo prof. Sandro Basílio, produzem podcasts nas aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de praticar a oralização.

Clique abaixo para ouvi-los:



Exercício / 3º anos A e B vespertino - 2015
Prof. Sandro Basilio
Coesão Textual (pronomes)

Sobre a tirinha acima da Mafalda:
a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha.
b. Qual é o referente desse pronome no texto?
c. O pronome “esse” pode ser substituído por “este”, sem alterações de sentido? Explique.
d. De acordo com norma padrão, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço, isto é, quando o pronome é empregado para representar a posição do objeto em relação ao falante?
e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padrão? Explique.


OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Memórias literárias


Exercício 8º anos A, B e C matutino - 2015
Língua Portuguesa / Prof. Sandro Basilio

Obeserve a charge abaixo e responda o que se pede:

Responda:
a) Que conjunção foi utilizada na charge?
b) Que sentido atribui essa conjunção ao período?
c) Por que o personagem preferiu utilizá-la em vez de outra do mesmo sentido?
Responda esta atividade no caderno e mostre-a ao professor.

3º ano 2015 / Língua Portuguesa / Prof. Sandro Basilio
Alunos criam vários poemas sobre a lagoa Mundaú

Substantivo é toda a palavra que designa sercoisa ou substância. De acordo com as gramáticas da língua portuguesa, um substantivo pode ser flexionado em gênero, número e grau.

Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e grau.
Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.
Exemplos: borboleta branca

Exercícios
1 - identifique substantivos e adjetivos no texto abaixo:
Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"
Cecília Meireles


Literatura Brasileira
Quinhentismo - Vídeo resumo - 1º ano do ensino médio






Língua Portuguesa - Prof. Sandro Basilio
Alunos do 6º ano apresentaram o Novo Acordo Ortográfico para outras turmas no pátio da escola, explicando o fim da vigência em 2012.



Escolas literárias (resumo)



Barroco



             Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada período. Enquanto no Renascimento as qualidades de moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia eram as mais buscadas, o tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual. Mas nem sempre essas características são evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo. Houve uma grande variedade de abordagens estilísticas, que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo renascentista e outras mais afastadas dele. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um profundo respeito pelas conquistas das gerações anteriores, e de um desejo de superá-las com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.


                                  Arcadismo 
                             O Balanço (década de 1730), de Nicolas Lancret


              O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
                  Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
               Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascenção do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que prsenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.
                    O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizaçõ econômica liderada pelo pensamento burguês.
                     Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).
                Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
              Seus principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação deObras, do poeta Claudio Manoel da Costa.
Principais características
- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
                                                                                                           EXERCÍCIOS
1 - Qual a diferença entre o Barroco e o Arcadismo?
2 - Quais as características do Arcadismo?
3 - Por que o Arcadismo é chamado de Neoclassicismo?
4 - Cite dois autores do Arcadismo.

2015 / alunos tiram primeiro lugar em concurso de redação
Parabéns a todos os alunos que foram selecionados para o concurso de redação promovido pela ESMAL, principalmente aos alunos: Cícero, Shirlane e Alan.


2 comentários:

  1. gostei muito desse blog da minha escola

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  2. gostei muito desse vídeo aula,pois,o arcadismo no Brasil é uma coisa que jamais imaginava que seria.O aleijadinho foi um grande artista e umas das suas principais esculturas foi o cristo flagelado.Maravilhoso!! ALINE GABRIELLE DO 3ºANO B

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