Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

Gincana Cultural


GINCANA JUNINA 2024

GINCANA JUNINA 2023
TEXTO MOTIVADOR GINCANA JUNINA
PROVA TEXTO DO MOTIVADOR


GINCANA JUNINA MATUTINO 2022
TEXTO MOTIVADOR




ESCOLA ESTADUAL AURELINA PALMEIRA DE MELO
REGULAMENTO DA GINCANA ANO LETIVO 2019
TEMA: LAGOA MUNDAÚ: MEU MUNDO, MEU TUDO!
escolaapm.blogspot.com
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1- Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA 2019 da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo e foi elaborado pela Comissão Organizadora formada por professores e coordenadores da escola.
1.2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
1.3 - É de responsabilidade de cada estudante e também da turma a realização e cumprimento das tarefas nos prazos definidos.
1.4 - A nota correspondente à participação da gincana é coletiva, sendo atribuída em igual para todas as disciplinas e a todos que participarem, a não participação nas tarefas ou na Gincana pelo aluno ou pela turma acarretará na desistência dos mesmos. 
1.5 – Os alunos devem participar no dia do evento devidamente fardados.                                                                 
2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1 - Cada turma/série da escola será considerada como uma equipe, os alunos deverão estar juntos no dia do evento.
2.2 - Cada equipe terá um aluno diferente para cada tarefa a ser realizada. A escolha de quem participará de cada tarefa pode ser aleatória, exceto quando por sorteio da comissão organizadora. 
2.2 – Ficará a critério da coordenação da escola definir se turmas com poucos alunos (noturno) terão atividades diferenciadas e/ou serão unidas com outra turma.
2.3 – Cada turma pode solicitar à coordenação da escola um professor para orientar os trabalhos da turma, ficando este responsável apenas para nortear, explicar assuntos, conduzir, dividir grupos, opinar sobre atividades executadas e informar links de pesquisas anteriormente ao dia do evento.
2.4 – A participação na Gincana é obrigatória. O estudante que não participar não terá outra forma de obtenção desta nota.
3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A Gincana procura atender aos seguintes objetivos:
3.1 OBJETIVO GERAL:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser e aprender a transcender.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários e pais, oportunizando a integração escola e família através da diversão e das tarefas realizadas;
3.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais;
3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos e sociais que englobam nossa visão de mundo;
3.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito;
3.2.6 - Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4. DAS PROVAS
4.1 - A Gincana poderá ter provas englobando várias áreas, tais como: resistência, solidariedade, conhecimentos específicos, conhecimentos gerais e raciocínio lógico, brincadeiras, paródias, danças, canto, provas surpresas e produção de texto.
4.2 - As tarefas poderão ser executadas em meses diferentes, com a divulgação prévia pela comissão organizadora.
5. DA EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS E DA NOTA ATRIBUÍDA
5.1 - O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa e das previamente estabelecidas, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Organizadora, que será composta por equipe de professores previamente divulgada para os alunos na hora do evento.
5.2 – O cronograma das atividades consta neste regulamento no último item ou em anexo.
5.3 - Não serão de responsabilidade da organização da gincana execução de áudio e/ou  vídeo inoperantes, com falha, inaudível etc. Obs.: observem se coordenação solicita o uso de vídeo ou áudio na tarefa em específico e realizem o teste antes do evento começar .
5.4 – Há uma tabela de conversão de pontos da gincana em pontos das disciplinas escolares, ficando a coordenações e os julgadores responsáveis para atribuí-la. (ver em anexo)
6. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES E DO RESULTADO
6.1 - A equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos.
6.2 – A nota da gincana e a nota correspondente aos pontos obtidos em cada disciplina do currículo escolar serão divulgadas no dia do evento ou em data a ser definida pela coordenação da escola.
7. DAS PENALIDADES
7.1 - Não será permitida a saída do aluno do prédio da escola no momento do evento, exceto se houver tarefa surpresa que o peça, esta será controlada e definida pela comissão organizadora.
7.2 - Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
7.3 - Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
7.4 - Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa. Desistir ou se ausentar na hora do evento
7.5 - Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da escola ou à boa imagem do evento como um todo, a exemplo de envolvimento com bebida alcoólica: desclassificação sumária (decisão irrecorrível) da equipe ou do participante. Serão considerados desclassificados os estudantes que usarem de violência física ou verbal contra professores, funcionários e/ou alunos. Será punida a turma que estiver com alunos sobre a caixa d´água do pátio da escola.
7.6 – Trajes inadequados não serão aceitos durante o evento, cabendo à coordenação decidir quais serão os encaminhamentos de punição.
7.7 – Os alunos que interferirem nas ações de outras equipes, desrespeitar funcionários ou professores da escola serão penalizados.
7.8 – Danças de cunho erótico não são permitidas, poderão fazer com que a comissão julgadora puna a equipe responsável.
7.9 – Os representantes de turma estão autorizados a informar à coordenação da escola a não participação de algum aluno nos eventos da gincana. Ao lançamento da nota, o nome do aluno que for informado a coordenação pelo representante, não receberá a pontuação. É necessário que todos os alunos participem para não haja exclusão do aluno da gincana.
8. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO
8.1 – A comissão organizadora decidirá os casos omissos por este regulamento no dia do evento ou em data posterior.
9. DAS INSCRIÇÕES
9.1 – As inscrições serão feitas após a confirmação verbal do representante de turma.
9.2 – Em alguns casos, algumas tarefas precisarão de inscrições presenciais, porém com prévia divulgação na escola pela comissão organizadora.
9.3 – Não são de responsabilidade da escola gastos adicionais com coreógrafos, fotos, camisas, aluguéis de instrumentos etc. Exceto se houver necessidade de alugueis de equipamentos e afins, estabelecido assim neste edital..
9.4 – Haverá uma reunião com os representantes de turma para prévia divulgação deste evento, bem como consentimento dos mesmos sobre as responsabilidades de execução das tarefas e sorteios em caso  de alguma atividade ser solicitado.
9.5  - A turma que assumir não participar da Gincana não terá outra forma de obtenção da nota correspondente ao bimestre.
10. DO HORÁRIO E DIAS DA GINCANA:
Dia 30/05/2019 para as turmas do fundamental matutino às 7h.
Dia 31/05/2019 para as turmas do 9º ano fundamental e ensino médio vespertino às 13h.

11. DAS TAREFAS
1ª Tarefa: Propaganda (Pontuação: 0 a 100 pontos)
Cada turma deverá criar uma propaganda com o tema: Lagoa Mundaú: meu mundo, meu tudo!. A duração do vídeo será de 50 (cinquenta) segundos e deverá ser postado no Instagram da escola: Escola Aurelina Palmeira Oficial. A propaganda deverá ter uma legenda em inglês e será considerada cumprida a partir de 50 curtidas. 

2ª Tarefa:  (Pontuação: 0 A 250)
MATUTINO: Confecção de objetos feitos com materiais recicláveis para serem expostos para a comunidade no dia 29 de maio de 2019. Informar como  e com o quê foi produzido o material.
VESPERTINO: Elaboração de um projeto científico com o tema da gincana para ser apresentado e explicado no dia do evento. A duração para esta tarefa será no máximo de 2 (dois) minutos.

3ª Tarefa Surpresa (Pontuação: 0 A 50)
(esta tarefa será divulgada na hora do evento)

4ª Tarefa: Arrecadação de alimentos, kit de limpeza e 2 kg ração para animais (Pontuação: 0 a 150)
Cada turma deverá arrecadar 1 (uma) cesta básica, 1(um) kit de higiene pessoal e 2 (dois) quilos de ração para animal.

A cesta básica deve conter 11 (onze) alimentos: leite em pó, feijão, fubá, arroz, farinha, café em pó, açúcar, óleo de soja, margarina, bolacha cream cracker e macarrão. (obs.: pacotes lacrados e sem validade vencida)

O kit de higiene pessoal deve conter 7 (sete) itens: papel higiênico, creme dental, sabonete, xampu, escova dental, desodorante e creme de pentear. (obs.: pacotes lacrados e sem validade vencida)

Ração para animais sendo: 1 (um) quilo de ração para gato e 1(um) quilo de ração para cachorro. Trazer em sacolas lacradas em perfeito estado.
OBS.: TOTAL DE 20 ITENS DIVIDIDOS COM A TURMA PARA ESTA TAREFA
Entregar a arrecadação somente no dia 25/05/2019, sábado, de 8h às 11h na Escola Aurelina Palmeira de Melo. Após esse prazo serão aceitas as arrecadações, porém sem a pontuação na gincana. Os produtos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade divulgada no evento em data a ser confirmada com presença de alunos convidados e mostrará a ação social desempenhada pela turma. Obs.: verificar a data de validade dos alimentos. A arrecadação deverá ser entregue as instituições/moradores carentes do bairro e adjacências. 

5ª Tarefa: Comída Típica (Pontuação: 0 a 100) sendo:
Cada turma trará, no dia do evento, um prato típico da lagoa Mundaú. Os estudantes deverão pesquisar o habitat do animal e a sua composição nutricional, bem como a importância desses nutrientes para o ser humano. Cada turma deverá trazer apenas 3 (três) porções pequenas para os jurados degustarem.

6ª Tarefa Surpresa (Pontuação: 0 A 100) 
(esta tarefa será divulgada na hora do evento)

7ª Tarefa: Pintura do muro (Pontuação: 0 a 100)
Pintura do muro externo da escola com o tema da gincana. Cada turma terá um espaço no muro para fazer essa pintura. A pintura será no dia 25/05/2019. Obs.: trazer o desenho antes para ser avaliado pela coordenação da gincana.

8ª Tarefa surpresa: (Pontuação: 0 a 50) 
(esta tarefa será divulgada na hora do evento)

9ª Apresentação cultural (Pontuação: 0 a 100)
Cada turma deverá fazer, no dia do evento, uma apresentação cultural (dança, poesia, música, dramatização, batalha de rap, etc.) com o tema da gincana, não ultrapassando o tempo de 4 minutos.


12. ANEXOS
TABELA DE CONVERSÃO DE PONTOS DA GINCANA EM NOTAS NAS DISCIPLINAS
A pontuação a seguir corresponde ao total de 5 pontos da nota do 2º bimestre 2019 para os turnos matutino e vespertino.
PONTUAÇÃO NA GINCANA
PONTUAÇÃO EM CADA DISCIPLINA
DE 851 A 1000 PONTOS
5 PONTOS
DE 751 A 850 PONTOS
4,5 PONTOS
DE 651 A 750 PONTOS
4 PONTOS
DE 501 A 650 PONTOS
3,5 PONTOS
DE 351 A 500 PONTOS
3 PONTOS
DE 251 A 350 PONTOS
2,5 PONTOS
DE 151 A 250 PONTOS
2 PONTOS
DE 101 A 150 PONTOS
1,5 PONTO
26 A 100 PONTOS
1 PONTO
1 A 25 PONTOS
0,5 PONTO
0 PONTO
0 PONTO

CONTROLE DE TURMA:

MATUTINO
TURMA:
PROFESSOR(A)/ORIENTADOR(A):
6ºA
Sandro
6ºB
Bruna
6ºC
Sybelle
6ºD
Selma
6ºE
Ives
7ºA
Tiago
7ºB
Flávia
7ºC
Nadja
7ºD
Jadson
8ºA
Ib
8ºB
Marcelo
8ºC
Nelson
8ºD
Diego
9ºA
Douglas

VESPERTINO
TURMA:
PROFESSOR(A)/ORIENTADOR(A):
9ºB
Jeam
9ºC
João Pedro
9ºD
Silvestre
1ºA
Nailton
1ºB
Jordana
1ºC
Antônio
1ºD
Joelma
2ºA
Jonathas
2ºB
Ismênia
2ºC
Edilene
2ºD
Moisés
3ºA
Maria
3ºB
Fátima
3ºC
Aquiles

A COORDENAÇÃO
___________________________________________________________________________________________


Este regulamento está disponível em:
www.escolaapm.blogspot.com


Folha de jurado

Quadro de atribuições dos professores no evento

Regulamento antigo 
BAIXE O REGULAMENTO 2016 AQUI


Gincana 2015 / alimentos doados pelos alunos
Foram doadas as seguintes instituicções: Pastoral da Solidariedade Paroquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro . NEAFA (as rações). Igreja Batista - Tabuleiro. Famílias da escola.




Clique aqui para baixar o regulamento da gincana 2015




Gincana 2015 
Alunos do turno matutino ornamentam portas









Alunos do turno noturno enfeitam o pátio para o Natal

Entrega das rações da Gincana 2014

GINCANA 2014 / 50 ANOS
Sucesso total



Mais um evento de sucesso realizado em 2013

V Gincana Aurelina Palmeira de Melo 2013











Parabéns a todos pelo empenho e dedicação.






Alunos do 2 ano B (2012) realizam projeto com moradores da orla lagunar.

A iniciativa teve início com a Gincana Escolar.


GINCANA ANO LETIVO 2012
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
26/01/2013

A ESCOLA AURELINA PALMEIRA DE MELO, EM NOME DE SEUS FUNCIONÁRIOS, AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NESSA TAREFA TÃO GRANDIOSA, MOSTRANDO A SOLIDARIEDADE DE CADA ESTUDANTE. O EMPENHO NA ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS FOI UMA AÇÃO SOCIAL MUITO BEM ACEITA. PARABÉNS A TODOS. 

DOAÇÃO DOS ALIMENTOS AO LAR SÃO VICENTE.
























Gincana 2012
1ª tarefa: Festival de Talentos - 11/08/2012 










A primeira gincana na escola Aurelina aconteceu em 2007


4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa excelente. Isso ajuda realmente o aprendizado de nossos alunos. Continuem com esse projeto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa excelente. Isso ajuda realmente o aprendizado de nossos alunos. Continuem com esse projeto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Quais foram as tarefas surpresas?

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, amei a idéia!
    Quero saber quais foram as tarefas surpresas?

    ResponderExcluir