ESCOLA ESTADUAL AURELINA PALMEIRA DE MELO
PRAÇA PADRE CÍCERO S/N VERGEL DO LAGO - CEP: 57015-140 - MACEIÓ-AL
www.escolaapm.blogspot.com
EXPO APM 2024
III EXPO 2023
TEMAS EXPO APM 2023
RELAÇÃO DOS TEMAS 2023
PLANILHA DE JURADO
EQUIPE DE APOIO 2023
PLANILHA DA EQUIPE DE APOIO
QUADRO DOS PARTICIPANTES 2023
ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE APOIO
Apresentação:
Com o intuito de despertar nos alunos
o interesse pela atividade científica e cultural, bem como desenvolver nos
discentes o espírito científico, o pensamento lógico e os sensos experimental e
crítico, a Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo apresenta a EXPO APM,
evento pedagógico aos moldes de uma feria de ciências e cultura. Ao colocarmos o ensino
experimental a serviço dos projetos curriculares educativos, motivamos os
jovens alunos a exaltarem não só a criatividade, mas também as suas capacidades
técnicas e intelectuais, além de aplicá-las no terreno das várias ciências da
natureza.
Disposições Gerais:
I - Cada sala deverá conter até no máximo 3 equipes.
II - Cada equipe constará de subequipes A e B para efeitos de apresentação no turno matutino e vespertino, assim a equipe 1, por exemplo, poderá conter 16 alunos, em que 8 apresentem pela manhã e outros 8 apresentem no período da tarde. (o mesmo tema destinado para a equipe).
III - Todos os estudantes envolvidos no evento devem participar das exposições, pesquisando, explicando, manuseando materiais ou elaborando material para amostragem.
II - Cada equipe constará de subequipes A e B para efeitos de apresentação no turno matutino e vespertino, assim a equipe 1, por exemplo, poderá conter 16 alunos, em que 8 apresentem pela manhã e outros 8 apresentem no período da tarde. (o mesmo tema destinado para a equipe).
III - Todos os estudantes envolvidos no evento devem participar das exposições, pesquisando, explicando, manuseando materiais ou elaborando material para amostragem.
IV - Cada equipe deverá escolher um tema
relacionado com as áreas de Ciências da natureza, Tecnologia e Inovação, matemática,
ciências humanas, linguagens, formação técnica e profissional, artes etc;
V - A confecção de outros materiais para
apresentação dos trabalhos é de responsabilidade dos expositores.
VI - Não é permitido o consumo de alimentos
e bebidas na área de exposições.
VII - Fica proibida toda e qualquer
atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço
físico e do patrimônio da escola.
VIII - Não haverá abertura ao público,
somente alunos do contraturno e/ou pais convidados participarão do evento. Os pais serão convidados a através de convite nominal.
IX - Haverá penalidade, avaliada pela
coordenação da escola, para os alunos e as equipes que: atrapalharem
apresentações de outros estudantes, apresentarem comportamento hostil, danificar
materiais de apresentação, infringir as normas escolares.
X - O estudante que estiver inserido como participante da equipe e não desenvolver nenhum trabalho, não receberá os pontos, essa informação será confirmada pelo representante de turma e pela coordenação do evento.
XI - O estudante que não participar do evento não substituirá essa nota.
XII - Todos os estudantes deverão usar fardamento da escola em todos os dias do evento. A confecção de camisas, uso de bonés, abadás etc, ficará condicionada a permissão da direção da escola.
X - O estudante que estiver inserido como participante da equipe e não desenvolver nenhum trabalho, não receberá os pontos, essa informação será confirmada pelo representante de turma e pela coordenação do evento.
XI - O estudante que não participar do evento não substituirá essa nota.
XII - Todos os estudantes deverão usar fardamento da escola em todos os dias do evento. A confecção de camisas, uso de bonés, abadás etc, ficará condicionada a permissão da direção da escola.
XIII - Casos omissos serão resolvidos pela
Comissão Organizadora do evento.
Objetivos:
a) Incentivar a atividade científica,
através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na
construção do conhecimento;
b) Promover o desenvolvimento da
criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos;
c) Proporcionar condições que auxiliem
os alunos no desenvolvimento de suas personalidades, através de práticas
educativas não curriculares.
d) Despertar nos alunos o interesse
pela atividade científica e cultural.
e) Promover a Educação Ambiental.
f) Aplicar conhecimentos teóricos e
práticos adquiridos ao longo do processo ensino/aprendizagem.
g) Desenvolver a capacidade de
trabalhar em equipe.
h) Desenvolver nos discentes os
valores de responsabilidade, dever, disciplina e dedicação.
i) Expor os trabalhos em ambiente escolar
que possibilite a integração da escola com a comunidade.
Outras orientações:
A escolha dos temas para apresentação fica a critério das equipes ou poderão ser sugeridos pelos professores. É necessário antecedência para ir preparando tais materiais e/ou apresentações.
As equipes receberão orientações dos professores para elaboração e apresentação dos estandes, bem como do conteúdo apresentado. (ver tabela em anexo)
Será necessária a limpeza do local do estande pela equipe ao término do expediente.
Layout do estande
Cada sala terá três estandes, em média com 10 ou 16 alunos (metade desse número pra cada turno), dependendo do número de estudantes da turma. A metragem padrão para cada estande é de 3,5 metros de comprimento e de 2 de largura. A contenção do estande deverá ser feita com bancas e/ou outro material (não fornecido pela escola). As posições dos estandes: 1- parede à esquerda da porta de entrada; 2 - fundo da sala próximo à janela; 3 - local do birô do professor de fundos com o quadro.
Substâncias:
As equipes receberão orientações dos professores para elaboração e apresentação dos estandes, bem como do conteúdo apresentado. (ver tabela em anexo)
Será necessária a limpeza do local do estande pela equipe ao término do expediente.
Layout do estande
Cada sala terá três estandes, em média com 10 ou 16 alunos (metade desse número pra cada turno), dependendo do número de estudantes da turma. A metragem padrão para cada estande é de 3,5 metros de comprimento e de 2 de largura. A contenção do estande deverá ser feita com bancas e/ou outro material (não fornecido pela escola). As posições dos estandes: 1- parede à esquerda da porta de entrada; 2 - fundo da sala próximo à janela; 3 - local do birô do professor de fundos com o quadro.
Substâncias:
Serão proibidas as exposições no estande
de: substâncias tóxicas ou de uso controlado, materiais cortantes, materiais
inflamáveis, fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que
possam chocar o público, qualquer sistema de som que atrapalhe outras equipes, uso
de materiais inflamáveis ou equipamentos que produzam chama (fósforos,
isqueiros e assemelhados). Salvo com a vigilância de um profissional do corpo de bombeiros devidamente fardado durante toda a exposição do material.
No caso de construção de maquetes e
outros inventos, a equipe deverá priorizar a utilização de materiais
ecologicamente corretos.
Atenção:
Recomenda-se não danificar paredes com colagem de cartolinas, não usar pregos, não usar material que manche as paredes; prezar por um ambiente limpo e organizado durante a realização do evento. (solicite informação da direção da escola)
A logística de arrumação demanda organização da equipe no dia destinado, contará como pontuação e avaliará o aluno também com relação a essas duas observações. Os alunos devem usar materiais de fácil locomoção e promover envolvimentos de todos na arrumação.
Intervalo:
Haverá horário definido pela comissão organizadora para um pequeno intervalo da equipe. Importante lembrar que o horário será divulgado pela equipe de apoio e coordenação.
de 8h30min às 8h50min / 10h às 10h20min / 14h40min às 15h / 16h10min às 16h30min
Importante: a equipe deverá combinar saída para o intervalo deixando no estande metade dos componentes.
Equipe de apoio:
Haverá uma equipe de apoio formada por alunos e escolhida pela comissão organizadora. Esses alunos auxiliarão na logística, controle de visitantes entre outros na hora do evento.
Os estudantes selecionados estarão subordinados a professores e coordenadores e deverão: fiscalizar o patrimônio, controlar filas, identificar irregularidades e fiscalizar limpeza da escola. O integrante do apoio informará aos responsáveis para que estes decidam os procedimentos. Os mesmos estarão em duplas.
Atenção:
Recomenda-se não danificar paredes com colagem de cartolinas, não usar pregos, não usar material que manche as paredes; prezar por um ambiente limpo e organizado durante a realização do evento. (solicite informação da direção da escola)
A logística de arrumação demanda organização da equipe no dia destinado, contará como pontuação e avaliará o aluno também com relação a essas duas observações. Os alunos devem usar materiais de fácil locomoção e promover envolvimentos de todos na arrumação.
Intervalo:
Haverá horário definido pela comissão organizadora para um pequeno intervalo da equipe. Importante lembrar que o horário será divulgado pela equipe de apoio e coordenação.
de 8h30min às 8h50min / 10h às 10h20min / 14h40min às 15h / 16h10min às 16h30min
Importante: a equipe deverá combinar saída para o intervalo deixando no estande metade dos componentes.
Equipe de apoio:
Haverá uma equipe de apoio formada por alunos e escolhida pela comissão organizadora. Esses alunos auxiliarão na logística, controle de visitantes entre outros na hora do evento.
Os estudantes selecionados estarão subordinados a professores e coordenadores e deverão: fiscalizar o patrimônio, controlar filas, identificar irregularidades e fiscalizar limpeza da escola. O integrante do apoio informará aos responsáveis para que estes decidam os procedimentos. Os mesmos estarão em duplas.
Avaliação / pontuação:
Os trabalhos apresentados durante a Expo
APM serão avaliados por jurados que observarão:
Recursos (abordagem do tema, materiais utilizados...) - 1 ponto
Conteúdo (desenvolvimento, temáticas...) 2 pontos
Criatividade - 1 ponto
Organização (pontualidade, comportamento...) 1 ponto
Recursos (abordagem do tema, materiais utilizados...) - 1 ponto
Conteúdo (desenvolvimento, temáticas...) 2 pontos
Criatividade - 1 ponto
Organização (pontualidade, comportamento...) 1 ponto
Além disso, a pontuação completa estará condicionada a frequência dos dias do evento (arrumação, apresentação e visita).
A pontuação total para esta exposição será de 5 (cinco) pontos para o 2º bimestre 2017.
A pontuação total para esta exposição será de 5 (cinco) pontos para o 2º bimestre 2017.
Cronograma:
A exposição dos trabalhos para o público
estudantil e pais, acontecerá no seguinte período:
Entrada do evento: portão principal.
Saída do evento: portão da quadra.
ANEXOS
Quadro de professores-coordenadores de turmas
Matutino
SEMANA DE 24 A 28 DE JULHO DE 2017
|
||||
SEGUNDA-FEIRA
24/07/17
|
TERÇA-
FEIRA
25/07/17
|
QUARTA-FEIRA
26/07/17
|
QUINTA-FEIRA
27/07/17
|
SEXTA-FEIRA
28/07/17
|
MANHÃ
|
MANHÃ
de 7h às 11h
|
MANHÃ
de 7h às 11h
|
MANHÃ
de 7h às 11h
|
MANHÃ
de 7h às 11h
|
AULA NORMAL
|
ARRUMAÇÃO
SOMENTE DOS
ALUNOS DO
MATUTINO
|
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO MATUTINO
VISITA DOS ALUNOS DO VESPERTINO
SOMENTE AS TURMAS 9º ANOS A, B, C, D 1º ANOS A, B, C, D VISITA DOS PAIS |
ARRUMAÇÃO SOMENTE DOS ALUNOS DO
VESPERTINO
|
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO VESPERTINO
VISITA DOS ALUNOS DO MATUTINO
SOMENTE AS TURMAS 6º A. B, C, D, E, F VISITA DOS PAIS |
TARDE
|
TARDE
de 13h às 17h
|
TARDE
de 13h às 17h
|
TARDE
de 13h às 17h
|
TARDE
de 13h às 17h
|
AULA NORMAL
|
ARRUMAÇÃO
SOMENTE DOS
ALUNOS DO
MATUTINO
|
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO MATUTINO
VISITA DOS ALUNOS DO VESPERTINO
SOMENTE AS TURMAS 2º A, B, C 3º ANO A, B, C VISITA DOS PAIS |
ARRUMAÇÃO SOMENTE DOS ALUNOS DO
VESPERTINO
|
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO VESPERTINO
VISITA DOS ALUNOS DO MATUTINO
SOMENTE AS TURMAS 7º A, B, C, D 8º A, B, C, D VISITA DOS PAIS |
Saída do evento: portão da quadra.
O evento acontecerá na escola.
ANEXOS
TURMA
|
PROFESSOR(A)-COORDENADOR(A)
|
6ºA
|
SANDRO
|
6ºB*
|
MAYCK
|
6ºC
|
SELMA / FÁTIMA
|
6ºD
|
MARCELO
|
6ºE
|
KÁTIA
|
6ºF
|
SYBELLE
|
7ºA*
|
NADJA
|
7ºB
|
JEFERSON / LUCIUS
|
7ºC
|
CÍCERO
|
7ºD
|
FLÁVIA
|
8ºA
|
ALAN
|
8ºB*
|
ANDRÉ / RUBIAN
|
8ºC
|
NELSON / ADRIANA
|
8ºD
|
ROSEANA / PEDRO
|
* Equipes trabalharão o tema 200 anos de Alagoas.
TURMA
|
PROFESSOR(A)-COORDENADOR(A)
|
9ºA
|
SELMA / MARCELO
|
9ºB
|
KÁTIA /FLÁVIA
|
9ºC
|
LUCIANO / FLÁVIO / JEFERSON
|
9ºD
|
SEBASTIÃO / ROSEANE
|
1ºA
|
VÂNIA / PAULA
|
1ºB
|
MIDIÃ / ISMÊNIA
|
1ºC
|
ADRIANA / ALMIR
|
1ºD
|
NADJA / ALAN
|
2ºA
|
EPSON / CLAUDEMIR
|
2ºB
|
JOELMA / CLAUDEMIR
|
2ºC
|
LUCIUS / AQUILES |
3ºA
|
BRUNO / KELMANY
|
3ºB
|
MAYCK / CÍCERO
|
3ºC
|
ANTÔNIO / WESLEY
|
TEMAS JÁ DEFINIDOS MATUTINO 2017
TEMAS JÁ DEFINIDOS VESPERTINO 2017
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PLANILHA DE JURADOS
II Expo APM 2022
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