Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

História da Escola

        
A Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo foi fundada em 22 de fevereiro de 1965, era chamada de Grupo Escolar Presidente Kennedy, por ter recebido verbas diretamente dos Estados Unidos pelo presidente John Fitzgerald Kennedy, Em 23 de Agosto de 2001, no decreto 808, o governador Ronaldo Augusto Lessa Santos e a Secretária de Estado da Educação Maria José Vianna , em homenagem as mulheres alagoanas, colocaram os nomes de cinco professoras nas escolas estaduais, mudando assim o nome do Grupo Escolar Presidente Kennedy para Escola Estadual Professora Aurelina Palmeira de Melo.
Aliança para o Progresso: nome da verba destinada, através do decreto nº 1.301 de acordo com o artigo 56, j, da Constituição  Estadual e com o disposto no artigo 8° da lei nº 2. 765 de Agosto de 1964 

Quem foi Aurelina Palmeira de Melo?
 A professora Aurelina é natural de Olho D’água das Flores, iniciou seus estudos em sua terra natal e em 1945 foi estudar em Palmeira dos Índios no Colégio Normal Cristo Redentor. Após sua formatura voltou para Olho D’água das Flores e percebendo carência de professoras na comunidade resolveu dar aulas em sua casa para crianças, foi professora de Didática Geral, Supervisora Educacional, Diretora Técnica da APESP, Assessora Social da Fundação João Paulo II, formada em Pedagogia pela UFAL, pós-graduada em Tecnologia na Educação, escreveu vários livros. O livro Dicionário Mulheres de Alagoas cita a nossa querida Aurelina e o Ecoaxando é um livro de sua autoria. Aurelina faleceu em 02 de fevereiro de 2024 em Maceió.
A História do Prof. Nadjelson Nogueira
Ele literalmente construiu a escola Aurelina



http://www.alagoas24horas.com.br/esportes/?vCod=111125
 
Um verdeiro campeão!
Este profissional sempre acreditou na educação e dedicou a sua vida a Escola Aurelina.

                O prof. Nadjelson Nogueira (foto acima) morava no ano de 1965 nas proximidades do Grupo Escolar Presidente Kennedy, hoje Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo. No lugar havia apenas poucas casas. A lagoa se encontrava perto de onde hoje fica a praça Padre Cícero. Estavam sendo construídas as ruas Kennedy A e B e também o grupo escolar. Ele ajudou na construção do prédio ajudando a carregar tijolos e outros materiais, assim participando da construção. Depois de construída, a escola passou a ser uma das mais requisitadas da época, abrigou também uma escola militar e nosso ilustre conseguiu ser aluno do então Grupo Escolar Presidente Kennedy. Com seu primeiro filho, também fez questão de matriculá-lo na mesma escola, um voto de confiança aos funcionários. Quis o destino que anos depois o jovem voltasse como mestre da escola que mudou de nome. Desenvolveu também projetos com as escolas vizinhas, auxiliava os gestores nas horas vagas, sempre procurado por sua dedicação ao trabalho. Desenvolveu um belíssimo trabalho com a grande equipe de educação física da escola Aurelina, liderada também por Elane, Emanoel e Sandra, equipe muito bem vista, conhecida pelo trabalho e pelo sucesso nas competições escolares e que já criou até atletas olímpicos. Portanto, história como essa talvez você não encontre, o nosso prof. Nadjelson ajudou a construir, foi aluno e professor, conhece toda a história da nossa escola. Poucos professores foram alunos e professores da escola, como exemplo Joelma Ferreira, Wesley Amorim. Sandro Basilio, Juliana, Jonathas Dantas, Bruno Santos e Douglas Lopes, mas Nadjelson ajudou a construir, é conhecido pela dedicação, presença, construtor-aluno-professor que matriculou também o filho na escola que teve carinho por toda a vida, feito que deveria fazê-lo receber menções honrosas. 
                   Nadjelson também foi convidado a carregar a tocha olímpica em Maceió no dia 29/05/16.




Grupo Escolar Presidente Kennedy
Presidente norte-americano Jonh Fitzgerald Kennedy
Kennedy era praticamente um ídolo nacional quando foi brutalmente assassinado em 22 de novembro de 1963. De acordo com a historiografia oficial, Kennedy foi morto pelas balas de um assassino enquanto desfilava em carro aberto por Dallas, Texas.
Seu nome deu origem as ruas ao lado do colégio " Vila Kennedy" 
e era também o antigo nome da escola, hoje Aurelina Palmeira de Melo.

                               A verba usada para erguer as casas populares da Vila Kennedy em todo o Brasil veio da Aliança para o Progresso, programa criado pelo então presidente americano John Kennedy. Daí, o nome da vila, que a princípio se chamaria Vila Progresso e que acabou por receber seu nome atual como forma de homenagear o presidente Kennedy, falecido em 1963 um ano antes da inauguração da vila no Rio de Janeiro.



Acima a localização da escola
Fundação do Grupo Escolar Presidente Kennedy em Maceió 1965


Dentre as muitas gestoras que passaram por esta escola, merece menção a diretora Fátima. Conhecida pela comunidade pelo trabalho desenvolvido na ampliação da escola e pelo trabalho pedagógico, Fátima foi gestora por 17 anos.
Maria de Fátima Cavalcante


Troféus conquistados pela equipe da Escola Aurelina e o professor Nadjelson





Parabéns aos alunos e a grande equipe de professores.

Em 2015, mais uma homenagem pelo sucesso do professor Nadjelson nas quadras.


       A foto ao lado é similar a estrutura da escola nas primeiras décadas, esta é do Pará, praticamente as escolas Kennedy tinham o mesmo formato. A entrada da escola era exatamente onde hoje se encontra a cozinha. As salas de 10 a 15 não existiam, davam lugar a comerciantes com barracas. A reforma e ampliação fez surgir novas salas e mudar de posição a frente da escola que antes se direcionava para a praça. Talvez alguns familiares conheçam um pouco da história do bairro do Vergel do Lago. Procure saber um pouco mais.


Em 2019 a escola passou a registrar seus evento na página do Instagram: @escola.aurelina.oficial

REFORMAS NA ESCOLA:
A Escola Estadual Professora Aurelina Palmeira de Melo passou  por reformas nos seguintes anos: 2001.2012 e 2023.

ACOMPANHE AQUI AS FOTOS DA REFORMA 2023-2024

 2001(ampliação da escola)
Nessa reforma, a escola ganhou outro corredor das salas de 09 a 14, além de pátio central coberto.

 2012(pequena reforma)

Fotos do período da grande reforma em 2023:







Nessa grande reforma, a escola ganhou novas madeiras e telhas, nova parte elétrica, mudança para portas de ferro, janelas de alumínio com vidros, nova cerâmica, pintura, sistema de câmeras com reconhecimento facial e ar condicionados em todas as suas salas.

Placas:




Como foi escolhida a bandeira oficial da escola?
Em dezembro de 2014, foi realizada uma gincana escolar nos três turnos na escola. Cada turma desenhou uma bandeira que representaria a escola, houve um total de 45 bandeiras, uma bandeira vencedora de cada turno foi para uma final em 15/01/2015, numa votação que contou com urna eletrônica e mais de 1000 votos. Assim por uma diferença de 15 votos, a bandeira da turma 2º ano F (2014) do turno noturno conseguiu ser eleita. Além do azul e vermelho da bandeira de Alagoas, há um tom em laranja, a bandeira faz uma alusão a bandeira do Estado com a cana-de-açúcar e as mãos representa a verba destinada a construção da escola em 1965 (Aliança para o Progresso).

Para baixar a bandeira, clique abaixo

Fotos para recordar:


































veja mais no Instagram: @escola.aurelina.oficial

Escola Aurelina Palmeira é homenageada na Câmara de Vereadores de Maceió com a Comenda DOM FERNANDO IORIO, pelo excelente trabalho realizado na gestão do Ensino Público. 


OUÇA!
Acervo do MISA 1968 - Grupo Escolar Presidente Kennedy
https://misa.al.gov.br/acervo/dr-raimundo-campos/reizado-do-grupo-escolar-presidente-kennedy-1968
Registro de Reizado das crianças do Grupo Escolar Presidente kennedy, do bairro do Vergel, sob a regência do do professor Pedro Teixeira e direção da professora Avanir Tenório Costa em dezembro de 1968. Locução de Luiz de Barros.

Caro visitante, 
Se você possui alguma foto antiga de funcionários, professores ou alunos desta escola no ambiente escolar, por favor envie para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com.

Um comentário:

  1. Fui aluno de Nadjelson durante o período de recuperação em Educação Física no Santa Terezinha.

    ResponderExcluir