Orientações aos estudantes:
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Passo 5
Instruções para os cargos:
CLIQUE ABAIXO PARA OBTER OS DOCUMENTOS
MODELO DE ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL
MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO
MODELO DE ATA DE ELEIÇÃO
MODELO DE ESTATUTO
Site da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
http://ubes.org.br/
Grêmio é a entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola, que propõe a discussão e implementação de ações tanto no ambiente escolar quanto na comunidade à qual a escola pertence.
O Grêmio Estudantil é uma iniciação dos jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem. Quando verdadeiramente comprometida, a organização defende os interesses dos alunos, buscando parceria com todas as pessoas que participam do cotidiano escolar: diretores, coordenadores, professores etc. O grêmio poderá atuar em atividades culturais, esportivas, sociais, políticas e comunitárias.
2. Como formar
I- Grupo de alunos informa a direção da unidade escolar, divulga proposta entre os alunos e convida outros alunos a formar comissão pró-grêmio. Este grupo elabora proposta de estatuto.
II- A comissão pró-grêmio convoca os alunos para participar da assembleia geral (com a presença de pelo menos 10% dos alunos matriculados na unidade). Tal assembleia irá decidir sobre o nome do grêmio, a Inscrição de chapas, campanha e data de eleição. Nesta assembleia também se aprova o estatuto e define-se a composição da comissão eleitoral (representantes das chapas, de turmas e coordenação da escola).
III- As chapas candidatas apresentam suas propostas para a gestão. É a comissão eleitoral que promove os debates entre as chapas. IV-É realizada a eleição. O escrutínio é feito pelos indicados das chapas, observados por professores coordenadores. V- a comissão pró-grêmio, organiza as atas e envia cópias para a direção escolar e organiza a posse da diretoria. Nos anos subsequentes o processo recomeça a partir do 3º passo.
3. Links interessantes
https://www.fegreal.com.br/contato.html
4. Legislação
Lei Federal 7.398 de 04/11/1985 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas de estudantes de 1º e 2º Graus.
Lei Federal 8.069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53 inciso IV – garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.
Lei Estadual nº 5.685 de 09 de maio de 1995.
5. Outros materiais
Sugestão de Estatuto dos Grêmios Estudantis
Manual de Orientações
Cartilha
6. Experiências
O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal e ocupa uma posição de centralidade. Significa tecnicamente, o jovem participar das ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.
Outros aspectos, são a concepção do jovem como fonte de iniciativa, liberdade e compromissos que geram a ação, a opção e a responsabilidade.
O jovem tem que participar na decisão se vai ou não vai fazer a ação, tem que ter a opção de ser livre, essa é a raiz do protagonismo. Tem que participar do planejamento, da execução, da avaliação e da apropriação dos resultados.
A Escola em si é o espaço central e privilegiado para formação de lideranças e promoção da cultura cívica pois é um espaço que reúne a juventude. A experiência democrática deve nascer no processo de formação e consolidação dos grêmios que é também um importante processo pedagógico. Afinal de contas, os estudantes vivenciam no processo de eleição a construção de chapas, constroem planos de trabalho, pautados nos anseios deles mesmos e dos demais estudantes, participam do pleito eleitoral, e posteriormente, gerenciam o grêmio e os tornam capazes de gerenciar conflitos, propostas, discursos, negociações e experiências coletivas.
7. Ações dos Grêmios
-Palestras sobre diversos Temas do Universo Jovem;
-Saraus Literários;
-Rádio Escolar;
- Projeto Horta Escolar;
-Projeto Família na Escola;
-Ações articuladas com a Gestão (mobilização e sensibilização) para Eleições de Conselheiros Escolares (segmento Aluno);
- Articulação com os Representantes de Turmas para efetivação de ações na Escola;
-Campanhas de Prevenção e Combate a Evasão e abandono escolar;
- Campanha de Prevenção e Combate a violência e ao Uso de drogas, entre outros;
-Parcerias com outras instituições para efetivação de Projetos Estudantis (Batalhão escolar, Universidades, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Escolas, entre outros).
"O Grêmio Estudantil constitui-se no espaço coletivo de discussões, onde os estudantes têm a oportunidade de expor suas opiniões a respeito da comunidade escolar (suas necessidades, desejos, funções, tanto nas questões administrativas como nas questões pedagógicas), participando ativamente na construção do processo educacional "(AGUIAR e GRÁCIO, 2002).
Nenhum comentário:
Postar um comentário