Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

Grêmio Estudantil

ATENÇÃO: É NECESSÁRIO QUE TODOS OS INTERESSADOS EM CONCORRER E PARTICIPAR DA AGREMIAÇÃO ESTUDANTIL CONHEÇAM OS PROCEDIMENTOS LEGAIS PARA VALIDAR A MANUTENÇÃO DO GRÊIMO ESTUDANTIL.

MODELO DE ATE DE POSSE DA DIRETORIA 2023
MODELO DE PLANO DE AÇÃO 2023 AVANÇA GRÊMIO
MODELO DE ESTATUTO DO GRÊMIO 2023

ATA DE FUNDAÇÃO DO GRÊMIO DA ESCOLA 
AURELINA PALMEIRA DE MELO
09/04/22


ESTATUTO DO GRÊMIO 
DA ESCOLA AURELINA PALMEIRA DE MELO
Aprovado em assembleia 11/04/2022


ATA DE POSSE DA PRIMEIRA CHAPA ELEITA
18/05/2022


PLANILHA DE PREENCHIMENTO 
DOS NOVOS GREMISTASPARA ENVIO A SEDUC

E-mail: escola.comunidade@educ.al.gov.br

Em Assembleia reunida no dia 11 de abril de 2022 foi redigido, lido e aprovado o Estatuto do Grêmio Estudantil da escola estadual Aurelina Palmeira de Melo.

Ata de aprovação do Estatuto do Grêmio Estudantil
11/04/2022


O que é um grêmio estudantil?


NOME: GRÊMIO ESTUDANTIL EAPM
DATA DE FUNDAÇÃO: 09/04/22

               Dia 09 de abril de 2022 aconteceu a Assembleia de Fundação do Grêmio da escola estadual Aurelina Palmeira de Melo. Na oportunidade, o coordenador Sandro Basílio apresentou aos estudantes o funcionamento de uma entidade estudantil e sua importância. Além disso, houve uma palestra com o Professor Me. Nailton Fernandes a respeito do posicionamento político exigido dos estudantes quando envolvidos na entidade estudantil. Ao final, foi feita a leitura da Ata de Fundação pelo coordenador e o recolhimento das assinaturas dos presentes. Acompanhe as fotos abaixo:





Orientações aos estudantes:

Passo 1

O grupo que pretende formar o grêmio comunica à direção da escola, divulga a proposta entre os alunos, convidando os interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a Comissão Pró-Grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada pela Assembleia Geral.

Passo 2

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia Geral. Nesta reunião, decide-se o nome do grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e se aprova o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também são definidos os membros da Comissão Eleitoral.

Passo 3

Os alunos se reúnem e formam as chapas que concorrerão à eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

Passo 4

A Comissão Eleitoral organiza a eleição (o voto é secreto). A contagem é feita pelos representantes de classe, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

Passo 5

A comissão Pró-Grêmio envia uma cópia da Ata de Eleição e do Estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do Grêmio.



A cada ano, cada Grêmio reinicia o processo eleitoral a partir do passo 3.

Instruções para os cargos:



DOCUMENTOS:
CLIQUE ABAIXO PARA OBTER OS DOCUMENTOS





MODELO DE PLANO DE GESTÃO


TERMO DE COMPROMISSO GREMISTA





ELEIÇÕES 2022

COMISSÃO ELEITORAL
EDITAL 2022
FICHA DE INSCRIÇÃO
Comissão Eleitoral 2022


MODELO DE ATA DE POSSE


MODELO DE ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL


MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO


MODELO DE ATA DE ELEIÇÃO


MODELO DE ESTATUTO


Site da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
 http://ubes.org.br/

Grêmio é a entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola, que propõe a discussão e implementação de ações tanto no ambiente escolar quanto na comunidade à qual a escola pertence.

O Grêmio Estudantil é uma iniciação dos jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem. Quando verdadeiramente comprometida, a organização defende os interesses dos alunos, buscando parceria com todas as pessoas que participam do cotidiano escolar: diretores, coordenadores, professores etc. O grêmio poderá atuar em atividades culturais, esportivas, sociais, políticas e comunitárias.

2. Como formar
I- Grupo de alunos informa a direção da unidade escolar, divulga proposta entre os alunos e convida outros alunos a formar comissão pró-grêmio. Este grupo elabora proposta de estatuto.
II- A comissão pró-grêmio convoca os alunos para participar da assembleia geral (com a presença de pelo menos 10% dos alunos matriculados na unidade). Tal assembleia irá decidir sobre o nome do grêmio, a Inscrição de chapas, campanha e data de eleição. Nesta assembleia também se aprova o estatuto e define-se a composição da comissão eleitoral (representantes das chapas, de turmas e coordenação da escola).
III- As chapas candidatas apresentam suas propostas para a gestão. É a comissão eleitoral que promove os debates entre as chapas. IV-É realizada a eleição. O escrutínio é feito pelos indicados das chapas, observados por professores coordenadores. V- a comissão pró-grêmio, organiza as atas e envia cópias para a direção escolar e organiza a posse da diretoria. Nos anos subsequentes o processo recomeça a partir do 3º passo.

3. Links interessantes 
https://www.fegreal.com.br/contato.html

4. Legislação
Lei Federal 7.398 de 04/11/1985 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas de estudantes de 1º e 2º Graus.
Lei Federal 8.069 de 13/07/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53 inciso IV – garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.
Lei Estadual nº 5.685 de 09 de maio de 1995.

5. Outros materiais
Sugestão de Estatuto dos Grêmios Estudantis
Manual de Orientações
Cartilha

6. Experiências
O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal e ocupa uma posição de centralidade. Significa tecnicamente, o jovem participar das ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.
Outros aspectos, são a concepção do jovem como fonte de iniciativa, liberdade e compromissos que geram a ação, a opção e a responsabilidade.
O jovem tem que participar na decisão se vai ou não vai fazer a ação, tem que ter a opção de ser livre, essa é a raiz do protagonismo. Tem que participar do planejamento, da execução, da avaliação e da apropriação dos resultados.
A Escola em si é o espaço central e privilegiado para formação de lideranças e promoção da cultura cívica pois é um espaço que reúne a juventude. A experiência democrática deve nascer no processo de formação e consolidação dos grêmios que é também um importante processo pedagógico. Afinal de contas, os estudantes vivenciam no processo de eleição a construção de chapas, constroem planos de trabalho, pautados nos anseios deles mesmos e dos demais estudantes, participam do pleito eleitoral, e posteriormente, gerenciam o grêmio e os tornam capazes de gerenciar conflitos, propostas, discursos, negociações e experiências coletivas.

7. Ações dos Grêmios 
-Palestras sobre diversos Temas do Universo Jovem;
-Saraus Literários;
-Rádio Escolar;
- Projeto Horta Escolar;
-Projeto Família na Escola;
-Ações articuladas com a Gestão (mobilização e sensibilização) para Eleições de Conselheiros Escolares (segmento Aluno);
- Articulação com os Representantes de Turmas para efetivação de ações na Escola;
-Campanhas de Prevenção e Combate a Evasão e abandono escolar;
- Campanha de Prevenção e Combate a violência e ao Uso de drogas, entre outros;
-Parcerias com outras instituições para efetivação de Projetos Estudantis (Batalhão escolar, Universidades, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Escolas, entre outros).
"O Grêmio Estudantil constitui-se no espaço coletivo de discussões, onde os estudantes têm a oportunidade de expor suas opiniões a respeito da comunidade escolar (suas necessidades, desejos, funções, tanto nas questões administrativas como nas questões pedagógicas), participando ativamente na construção do processo educacional "(AGUIAR e GRÁCIO, 2002).

CARGOS DE UM GRÊMIO:
I - Presidente II - Vice-Presidente III - Secretário-Geral IV - 1° Secretário V - Tesoureiro-Geral VI - l ° Tesoureiro VII - Diretor Social VIII- Diretor de Imprensa IX - Diretor de Esportes X - Diretor de Cultura XI - Diretor de Saúde e Meio Ambiente.

LISTA DE REPRESENTANTES DE TURMA



Edital de Grêmio 2021 SEDUC



PARA USO DA COMISSÃO ELEITORAL




Relação dos componentes do grêmio estudantil em 2023
Emilly Grazielle da Silva Lima
Thalita Ribeiro de Menezes Nicollas Marcondes Amancio Agostinho Jório Pedro dos Santos Maria Grabriela Policarpo da Silva Maria Eduarda da Silva Felismino William Gabriel dos Santos Nascimento Lucas Emanuel Martins Lopes Marcelly Beatriz Almeida Santos Beatriz Mirelly Oliveira Souza Adryele Caylane Ramos dos Santos


2024
COMISSÃO ELEITORAL/EDITAL DA ELEIÇÃO 2024
COMISSÃO ELEITORAL 2024
ATA DE POSSE DO GRẼMIO 2024 WORD EM BRANCO
ATA DE POSSE DO GRẼMIO 2024 PDF EM BRANCO
ATA DE POSSE DO GRÊMIO 2024 ASSINADA







Nenhum comentário:

Postar um comentário