Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

Jogos Internos


ESCOLA ESTADUAL AURELINA PALMEIRA DE MELO

PRAÇA PADRE CÍCERO S/N VERGEL DO LAGO -  CEP: 57015-140  - MACEIÓ-AL

GESTÃO: UILTAMAR MIRANDA E RUBIAN SILVA

escolaapm.blogspot.com

Instagram: @escola.aurelina.oficial

 

XIX JOGOS INTERNOS 2023 

1 - IDENTIFICAÇÃO

XVIII Jogos Internos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo

 

2 – APRESENTAÇÃO

As competições escolares, em específico os jogos internos, são manifestações do esporte dentro da escola que precisam ir além de transmitir a cultura produzida pela humanidade. O esporte escolar traz vivência, fortalece o desenvolvimento da capacidade psicomotora e amplia os laços de cidadania e socialização dos jovens que nele estão incluídos. Os jogos educacionais são ótimas formas de engajar os alunos e estimular habilidades como concentração e criatividade. Em outros pontos, estimula o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações. também aumenta a força e resistência muscular sem contar que contribui na saúde e controle mental dos estudantes. Por essas e outras razões a Escola Estadual Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo apresenta o Projeto XIX Jogos Internos, na perspectiva de que o esporte é o fenômeno de maior impacto sociocultural para os adolescentes e sempre promove alegria e ensinamento aos estudantes. Alegria porque esporte é lazer, vida e diversão; e ensinamento porque esporte é aprendizado, disciplina e garra, ou seja, valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda vida. Com o esporte os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos, a trabalhar em equipe. Aprendem a lutar, a ganhar e a perder. Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Internos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis e também da inclusão.

 

3 – OBJETIVO GERAL

      Proporcionar aos educandos um intercâmbio sócio-desportivo, ampliando seu repertório motor, incentivando de forma salutar a prática esportiva, além de descobrir novos talentos para o esporte, incentivando a autoavaliação e fortalecendo a autoestima.

 

 

 

4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover integração e trabalho em equipe;

Ampliar as oportunidades de socialização;

Adquirir hábitos saudáveis através do esporte;

Oferecer momentos de lazer;

Manutenção do bem estar físico;

Desenvolver os conteúdos teóricos abordados em sala de aula;

Socialização entre as disciplinas.

5 – MODALIDADES

Os jogos internos terão como modalidades: futebol de salão, futebol de campo, queimado, handebol e jogos intelectuais (somente com a modalidade xadrez).

 

6 – CRONOGRAMA

Os jogos internos 2022 serão realizados conforme calendário abaixo, podendo ser alterado conforme artigo 28 do título XIV, mencionado no item 7 deste edital.

 

DATA

EVENTO

LOCAL

27/09/2023 – QUARTA-FEIRA

REUNIÃO DE DIVULGAÇÃO DO REGULAMENTO COM OS REPRESENTANTES DE TURMAS

Escola estadual Aurelina Palmeira de Melo

Horário: 7h e 13h

20/10/2023 – SEXTA-FEIRA

ENTREGA DAS LISTAS DE PARTICIPANTES DOS ESPORTES À COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Coordenação Escola estadual Aurelina Palmeira de Melo

14/11/2023 – SEXTA-FEIRA

CONGRESSO TÉCNICO

Escola estadual Aurelina Palmeira de Melo

Horário: 10h e 15h

06/12/2023

QUARTA-FEIRA

FUTEBOL DE CAMPO

MASCULINO MATUTINO E VESPERTINO

ARENA MACEIÓ

PRAÇA PADRE CÍCERO

VERGEL DO LAGO

7h

06/12/2023

QUARTA-FEIRA

JOGOS INTELECTUAIS

DO TURNO MATUTINO

Pátio da escola estadual

Aurelina Palmeira de Melo

INÍCIO: 13h

07/12/2023

QUINTA-FEIRA

FUTEBOL DE CAMPO

FEMININO

MATUTINO E VESPERTINO

ARENA MACEIÓ

PRAÇA PADRE CÍCERO

VERGEL DO LAGO

7h

 

07/12/2023

QUINTA-FEIRA

JOGOS INTELECTUAIS

DO TURNO

VESPERTINO

Pátio da escola estadual

Aurelina Palmeira de Melo

INÍCIO: 13h

 

08/12/2023

SEXTA-FEIRA

FUTSAL

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão

(antigo ginásio do SESI Trapiche)

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

09/12/2023 – SÁBADO

HANDEBOL

MATUTINO

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão

(antigo ginásio do SESI Trapiche)

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

10/12/2023 – DOMINGO

QUEIMADO

MATUTINO

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão

(antigo ginásio do SESI Trapiche)

MATUTINO 7h

VESPERTINO 13h

Todas as modalidades terão início conforme tabela de jogos divulgada para os representantes de turma em sala de aula e nas redes sociais oficiais da escola, sendo:

Matutino: de 7h às 12h

Vespertino/Noturno: de 13 às 18h 

Deverão participar da reunião e do congresso técnico dois representantes de turma. Nesse evento serão definidas por sorteio as cores das camisas, além da divulgação de detalhes do evento esportivo.

 

Pagamento das camisas:

Valor total: R$ 50,00

Pagamento da primeira parcela: até 06/10/2023

Pagamento da segunda parcela: até 27/10/2023

Obs.: descrição dos valores agregados ao pagamento total: camisa, arbitragem, almoço da arbitragem, materiais de primeiros socorros e premiações.

 

7 – ORGANIZAÇÃO E REGULAMENTO

 

TÍTULO I - DAS FINALIDADES
Art. 1º – Os Jogos Internos é uma atividade escolar que tem por objetivo

 incentivar, no meio estudantil a prática desportiva, assim como os benefícios educacionais e comportamentais inerentes a atividade como: Espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.


 

 

TÍTULO II - DA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO
Art. 2º
 - Os Jogos Internos da Escola Estadual Aurelina  Palmeira de Melo é um evento promovido e realizado pelos profissionais de educação desta escola. 

 Parágrafo Único: Todos os participantes, bem como alunos e familiares, dirigentes, árbitros e técnicos, estarão submetidos às normas, regulamentos, regimentos e determinações técnicas e disciplinares do Comitê Organizador.

TÍTULO III - PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Art. 3º - Os Jogos Internos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo serão realizados no período do ano letivo conforme tabelas mostradas anteriormente neste edital . Caberá a cada ano – turma inscrita adaptar-se à programação, que será previamente estabelecida e comunicada pelo Comitê Organizador
.

TÍTULO IV - DA PARTICIPAÇÃO.
Art. 4º
 - Somente poderão participar dos Jogos Internos alunos devidamente matriculados no ano em curso deste estabelecimento de ensino e que estejam frequentando as aulas, autorizados pelos respectivos pais ou responsáveis, além disso deve estar obrigatoriamente fardado com a camisa dos jogos internos do ano vigente, com roupas adequadas, uso de tênis apropriado, não usando calça nem shorts jeans e não estando descalços. Recomenda-se cortar as unhas antes de participar dos jogos.
Parágrafo Único: o estudante poderá inscrever-se em qualquer modalidade desde que haja vagas disponíveis e seja acordado com os representantes de turma sobre qual esporte o estudante poderá se inscrever. Cada Turma poderá inscrever apenas 01 (uma) única equipe, por gênero. É possível também participar de uma equipe de outra turma, desde que esteja previamente registrado na súmula dos árbitros. Os estudantes do turno noturno poderão ser inscritos na tabela do ensino médio obedecendo os mesmo critérios deste regulemento.

 
Art. 5º - Recomenda-se a participação nos Jogos Internos para o aluno que estiver em boas condições de saúde, apto para a prática esportiva, sem estar doente ou com alguma comorbidade.

Parágrafo Único: estabelece-se neste edital a prioridade também para inclusão de alunos que estejam em conformidade com os itens apresentados neste regulamento, assim como os alunos público-alvo da educação especial que queiram participar e que tenham pedido formalizado pelos pais e/ou responsáveis à coordenação ou direção da escola, tendo em vista uma educação de processo inclusivo. Os estudantes público-alvo da educação especial como também qualquer outro aluno tem seu direito assegurado constitucionalmente. Sendo assim, os jogos internos como uma atividade do currículo escolar obrigatoriamente deve incluir os alunos da educação especial, caso eles queiram, respeitando os critérios estabelecidos neste edital. Quem comprar a camisa dos jogos internos após os prazos pagamento e/ou prazo de fechamento de tabelas, mesmo comprando a camisa, pode não participar de alguma modalidade se a comissão organizadora já tiver encerrado os prazos e fechamento de tabelas.

 

 

 

 

Art. 6º - Alunos de outro turno não poderão assistir presencialmente aos jogos. Devendo sair do local do evento assim que o horário pré-estabelecido for terminado. Além disso, é vedada a entrada antes do período definido neste edital.

                     
 TÍTULO V - DAS INSCRIÇÕES
Art. 7º - As inscrições deverão ser feitas, separadamente, mediante o preenchimento da ficha de inscrição que será disponibilizada aos representantes de turmas ou na presença dos professores de Educação Física em sala de aula, com o total de alunos por modalidade esportiva conforme tabela abaixo definida:

 

MODALIDADE

MASCULINO

FEMININO

FUTSAL

10

10

FUTEBOL DE CAMPO

15

15

QUEIMADO

10

10

HANDEBOL

10

10

 

Obs.: o limite de inscrição no futsal é de 1 (uma) equipe por turma. 

Número de atletas em quadra:

 

ESPORTE

NÚMERO DE PARTICIPANTES EM QUADRA

FUTSAL

5

FUTEBOL DE CAMPO

até 11

QUEIMADO

10

HANDEBOL

7

 

Obs.: Se houver vagas ou mudança de alunos já inscritos, os estudantes poderão se inscrever no ato apenas do primeiro jogo. O aluno deve estar participando desde o primeiro jogo para validar sua participação, não podendo entrar no meio da competição. Dependendo da quantidade de inscritos, para que todos participem, os alunos devem jogar em sistema de revezamento já definido anteriormente para que sejam feitas alterações pelas equipes nos intervalos das partidas.


 TÍTULO VI – DA FAIXA ETÁRIA.  

Art. 8º - Os Jogos Internos reunirá alunos dos 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental e Ensino  Médio, matriculados e frequentando as atividades curriculares do ano letivo corrente.  

 

 

 

GRUPOS

GRUPO 1

6º e 7º ANOS

GRUPO 2

8º e 9º ANOS

GRUPO 3

ENSINO MÉDIO

 

TÍTULO VII - DO MATERIAL ESPORTIVO E UNIFORME
Art. 9º - As equipes deverão apresentar-se para as competições devidamente uniformizadas com camisa dos jogos internos do ano vigente e com material esportivo. 

  
Art. 10º –  A bola oficial do evento será a bola usada em competições oficiais esportivas.

TÍTULO VIII - DAS PARTIDAS, SISTEMA DE DISPUTA E PONTUAÇÃO NOS COMPONENTES CURRICULARES 

Art. 11º - A pontuação para os componentes curriculares (disciplinas escolares) será de 3 (três) pontos para o estudante que participar a partir de 1 (uma) modalidade esportiva. Quem não quiser participar dos Jogos Internos terá sua pontuação definida pelo professor de cada componente curricular.

Art12º - Durante as partidas serão obedecidas as Regras Oficiais vigentes ressalvando-se o disposto nos demais artigos deste Regulamento Geral e decisões do Comitê Organizador.

Art. 13º  – Os jogos terão início à hora fixada, sendo considerada perdedora por ausência (desistência), a equipe que não se apresentar uniformizada no horário estipulado. Arbitragem entenderá com W.O. a ausência da equipe em local de competição.  

Art. 14º- Não serão aceitas justificativas de atraso por responsabilidade da equipe.
Os perdedores por (desistência), poderão ser desclassificados da competição, caso seja em sistema eliminatório. 

 Art. 15º  – O sistema de disputa será decidido e apresentado no Congresso Técnico.

TÍTULO IX – DA ARBITRAGEM

Art. 16 º - Compete a Direção, a contratação dos árbitros, cabendo aos profissionais de educação física a escalação e designação dos árbitros.

 

TÍTULO X - DAS PENALIDADES E PROTESTOS

Art. 17
 º - A comissão organizadora dos jogos internos aprovou em assembleia critérios para penalidades dos alunos que não obedecerem as regras pré-estabelecidas desse evento.

 

Terão perda de pontos:

a.   A equipe que perder por W.O. devido ao não comparecimento dos alunos inscritos, sendo computados três pontos para a equipe presente.

b.   O aluno que abandonar sua equipe durante a competição.

c.  Os alunos inscritos que não estiverem presentes na hora da chamada pela arbitragem, ocasionando W.O para a sua equipe, perderão a pontuação referente a 1, um ponto, nos componentes curriculares (disciplinas). 

Cada punição será avaliada pela comissão julgadora. A comissão poderá até mesmo punir o aluno com perda parcial ou total dos pontos dos jogos. Não será permitida aos alunos a saída do evento durante a realização dos jogos, 
salvo com a permissão da direção.Insultos verbais proferidos através de torcida organizada ou um estudante isoladamente serão também considerados agressões verbais sujeitos à penalidade. Está proibido o uso de buzinas, baterias, percussões e aparelhos sonoros nas arquibancadas do evento. O aluno que for expulso de um jogo e sua equipe prosseguir na competição, não participará da próxima partida. 

Parágrafo Único: Serão expulsos dos jogos internos com perda da pontuação nos componentes curriculares: estudantes que apresentarem conduta indisciplinar durante o evento, como: falta de respeito aos árbitros, brigas, confusões, uso de bebidas alcoólicas, uso de entorpecentes, uso de drogas e outros casos que esta comissão esteja de acordo. (todos os casos serão julgados pela comissão dos jogos internos).


Penalidades:
1. Advertência verbal;
2. Suspensão;
3. Eliminação dos  Jogos Internos e perda dos pontos;

4. Às equipes e pessoas de responsabilidade definidas  e pertencentes às turmas inscritas, que tenham incorrido nas seguintes infrações: 


a) Prejudicar o bom andamento da competição; 
b) Promover desordens - antes, durante e depois dos jogos - nos locais onde 

os mesmos estão sendo realizados, assim como nas proximidades; 
c) Incentivar nos atletas o desrespeito às autoridades; 
d) Estimular a prática da violência entre os atletas; 
e) Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral; 
f) Atirar objetos nos locais dos jogos; 
g) Invadir os locais dos jogos; 
h) Participar de atos de agressão mútua entre dirigentes das escolas; 
i) Faltar com o respeito às autoridades ou dirigentes da competição; 
j) Tentar ou agredir os árbitros, demais autoridades e adversários; 
l) Depredar as instalações ou locais dos jogos.  

m) Entregar camisa dos jogos a outra pessoa durante a realização dos esportes na quadra implica em suspensão do aluno, sob a alegação de que o aluno contraventor está colocando em risco a integridade física de outros estudantes.

 


Parágrafo Primeiro – É critério da Comissão Disciplinar Temporária e do Comitê Organizador, eliminar toda a equipe ou apenas pessoas de responsabilidade definida, visando preservar a disciplina e o espírito amistoso da Competição, cabendo também punição em forma de suspensão das aulas, tendo em vista que esta é uma atividade pedagógica que envolve várias disciplinas e que pontua em todas elas.
 
Art. 18º - Caberá direito de protesto a Comissão Disciplinar Temporária a respeito de irregularidades observadas durante a realização dos  Jogos Internos,  sempre que uma turma puder comprovar,  através de documentos públicos reconhecidos, que outro deixou de cumprir quaisquer das exigências deste Regulamento Geral. 


Parágrafo Primeiro
: Será da responsabilidade do Representante da Turma apresentar o protesto num prazo de 03 (três) horas após o término da partida.

Parágrafo Segundo: Ao Comitê Organizador caberá o direito de exigir da Turma, denunciado toda a documentação necessária para a comprovação da sua defesa, no caso de as provas apresentadas pela Turma denunciante suscitarem dúvidas ou contestações. Caso a Turma denunciada não envie o que foi solicitado no prazo estipulado pelo Comitê Organizador, a turma denunciante poderá ganhar a causa. O Comitê Organizador também poderá solicitar a presença da pessoa - ou do grupo de pessoas - que deu motivo à denúncia. Todos os documentos enviados ao Comitê Organizador serão analisados exclusivamente  pelos membros do mesmo e da Comissão Disciplinar Temporária. 
 
 Art. 19º - Todas as pessoas participantes dos Jogos Internos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo que infringirem este Regulamento Geral e decisões do Comitê Organizador, ou ainda cometerem faltas disciplinares no decorrer dos jogos estarão sujeitas, no que couber, às sanções previstas por este Regulamento Geral, bem como às previstas pela legislação competente em vigor, incluindo a participação de professores e funcionários que também responderão efeito disciplinar na unidade de ensino.

TÍTULO XI - DAS PREMIAÇÕES

Art. 20º - Os atletas de cada equipe em primeiro lugar serão contemplados com medalhas. 

TÍTULO XIII - DO USO DA IMAGEM


 Art. 21º - A imagem dos alunos, individual ou coletiva, assim como dos profissionais de educação, técnicos, arbitragem, demais dirigentes e torcidas da turma inscritas nos Jogos Internos obtidas durante a realização das competições, poderão ser utilizadas pelo Comitê Organizador, a título de divulgação pedagógica, sem fins comerciais, em sites, revistas, 
jornais ou livros, programas de TV, blog e redes sociais oficiais da escola.

 

 

 TÍTULO XIV - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 Art. 22º
 - Deverão ser consideradas válidas somente as informações contidas neste Regulamento Geral e as que forem publicadas no site da Instituição de Ensino.

Art. 23º - O Representante Técnico, professor de Educação Física, será a autoridade máxima dos Jogos Internos, durante as disputas, tendo poder para transferir ou suspender os jogos das rodadas e tomar as possíveis
 providências cabíveis para o bom andamento da competição. 

Art. 24º - Qualquer jogo, rodada ou competição poderão ser suspensos ou transferidos por motivos imperiosos, sendo que caberá ao Representante Técnico estipular a nova programação. 

  Art. 25º  – Os atestados médicos dos alunos deverão ser entregues normalmente à escola para justificar a falta dos alunos no período dos jogos internos, ficando a participação dos estudantes condicionada a outras ações a serem elaboradas pela equipe de coordenação pedagógica da escola.


 
Art. 26º - O Comitê Organizador não se responsabiliza por acidentes sofridos ou causados - antes, durante ou depois dos jogos - pelos participantes durante todo o período de realização dos Jogos Internos. 

Art. 27º  - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo Comitê Organizador dos  Jogos Internos, juntamente com a Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Profissionais de Educação Física da escola.

Art. 28º - As inscrições para a modalidade intelectual serão divulgadas previamente.

 

Comissão organizadora:


Professores: Elane Maria, Flávio Florêncio e Almir Lopes

Direção, articulação de ensino e coordenação pedagógica

 

Maceió, 21 de setembro de 2023

  

REGULAMENTO XIX JOGOS INTERNOS 2023

REGULAMENTO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA 2023
JURAMENTO DO(A) ATLETA
FICHA PARA JURADOS / ABERTURA

_______________________________________________________________________


    Jogos Internos 2018
Ginásio do Sesi / Trapiche    


OUTROS EVENTOS REALIZADOS:
Estudantes participam ativamente de esporte durante os Jogos internos.

Abertura ano letivo 2016


Professora Aurelina Palmeira de Melo abre as solenidades de abertura dos Jogos Internos ano letivo 2015
04/03/2016

Ano letivo 2014

Jogos Internos 2012
Tema: "Minha Escola, Minha História."
Dia 27/07/2012 aconteceu a escolha do modelo das camisas.


Abertura dos jogos internos


8 comentários:

  1. vamos apoiar as ações sociais da escola na comunidade.

    ResponderExcluir
  2. esse blo hó...Perfeito :*
    #AlunadoAurelina

    ResponderExcluir
  3. O importante é que a escola se mobilize para o pro da comunidade em atua em Ações sociais e pedagógicas.

    ResponderExcluir
  4. os jogos entelectuais serao que dias
    ?

    ResponderExcluir
  5. deveria ter futebol de campo para as meninas também!

    ResponderExcluir