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Biologia


Organização celular


BIOLOGIA PROF. LUCIUS ANO LETIVO 2017
EXERCÍCIOS AVALIATIVOS

   (1º) Qual é a característica comum a todos os protozoários?
   (a) Todos têm vida livre.
   (b) Todos são aquáticos.
   (c) Todos têm parede celular.
   (d) Todos são unicelulares.

   Escreva o termo que preenche corretamente o espaço entre as frases das questões de número 2 a 4.

   (2º) O agente causador da _____________________________ é o protozoário flagelado Trypanossoma cruzi.


   (3º) Os sintomas da _____________________________ são calafrios seguidos de picos de febre alta e mal-      estar que ocorrem, em geral, a intervalos regulares de 48 ou 72 horas.

   (4º) Cada um dos filamentos que constituem o fungo é um (a) _____________________________.

   (5º) (Vunesp) Um indivíduo sentou-se à mesa para almoçar e comeu uma fatia de pão, tomou um copo de cerveja e deliciou-se com um prato de champignon. Isso tudo foi possível graças à existência e atividade
   (a) das bactérias.
   (b) dos fungos.
   (c) dos liquens.
   (d) das cianofíceas.
   (e) das algas verdes.

   (6º) No verão de 1928, o cientista escocês Alexander Fleming descobriu uma substância química, a penicilina, antibiótico que impedia a proliferação de certas bactérias. A penicilina, substância de larga utilização medicinal, é produzida a partir de que tipo de organismo?
   (a) Algas.
   (b) Bactérias.
   (c) Vírus.
   (d) Protozoários.
   (e) Fungos.

   Escreva o termo que preenche corretamente o espaço entre as frases das questões de número 7 a 10.

   (7º) As ___________________ são plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes.

   (8º) As ___________________ são plantas vasculares que não produzem sementes.

   (9º) As ___________________ são plantas sem tecidos condutores de seiva (avasculares).

   (10º) As __________________ são plantas que se caracterizam por apresentarem sementes nuas.
    
BIOLOGIA PROF. LUCIUS ANO LETIVO 2017
EXERCÍCIOS AVALIATIVOS


         (1º) Duas pessoas, uma do grupo sanguíneo AB e outra do grupo sanguíneo O, podem ter filhos com sangue do tipo:
         (a) AB, apenas.
         (b) O apenas.
         (c) A e B.
         (d) A, B e O.
        
         (2º) Duas pessoas do grupo sanguíneo AB podem ter filhos com sangue do tipo:
         (a) AB, apenas.
         (b) O apenas.
         (c) A e B apenas.
         (d) A, B e O.

         (3º) Considere as seguintes situações:
         I. Mãe Rh+ e pai Rh-
         II. Mãe Rh- e pai Rh+
         III. Mãe e pai Rh+
                IV. Mãe e pai Rh-
        
         Pode ocorrer eritroblastose fetal apenas:
         (a) na situação I.
         (b) na situação II.
         (c) nas situações I e II.
         (d) nas situações II e IV.
         (e) em todas as situações.

         (4º) (UEL – PR) Em algumas modalidades esportivas, as equipes devem ser formadas apenas por atletas do mesmo sexo. Sobre as características que determinam ou diferenciam o sexo, é correto afirmar:
         (a) O sexo masculino depende do cromossomo sexual Y.
         (b) A progesterona atua no desenvolvimento de órgãos genitais típicos do sexo masculino.
         (c) Os núcleos das células feminina e masculina apresentam um mesmo conjunto cromossômico.
         (d) A testosterona é o principal hormônio sexual feminino produzido nas trompas.
         (e) As células masculinas apresentam cromatina sexual.

         (5º) Um homem hemofílico casou-se com uma mulher normal, cujo pai dela era hemofílico. Como poderão ser os filhos desse casal, independente do sexo?





TRABALHO DE BIOLOGIA  2º ANOS 2016
PROF. LUCIUS MARCUS
 PARA OS 2º ANOS C e D / VESPERTINO 2016

(1º) Um garoto chegou ao posto de saúde com anemia. O médico, ao ver o resultado dos exames, disse a mãe do menino que ele estava com uma verminose intestinal e aconselhou o garoto a não andar mais descalço no chão de terra. Qual deve ser a verminose do garoto? Justifique sua resposta.
(2º) As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de rede de esgotos e de água, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores, leva ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira. Dentre as verminoses humanas causadas por nematódeos citam-se corretamente.
(a) Teníase, Ascaridíase e Ancilostomose.
(b) Filariose, Ancilostomose e Ascaridíase.
(c) Esquistossomose, Ascaridíase e Ancilostomose.
(d) Esquistossomose, Filariose e Oxiurose.
(e) Teníase, Filariose e Esquistossomose.
(3º) São parasitoses que podem ser adquiridas com a penetração de larvas através da pele.
(a) Teníase e Esquistossomose.
(b) Esquistossomose e Ancilostomose.
(c) Ancilostomose e Ascaridíase.
(d) Ascaridíase e Teníase.
(e) Teníase e Ancilostomose.
(4) Impedir que as larvas penetrem na pele, que os ovos caiam na água e destruir os caramujos são maneiras de controlar a transmissão da:
(a) Malária.
(b) Doença de Chagas.
(c) Esquistossomose.
(d) Febre Amarela.
(e) Cisticercose.


TRABALHO DE BIOLOGIA  3º ANOS 2016
PROF. LUCIUS MARCUS
PARA OS 3° ANOS 2016
(1º) Sabendo que as mulheres têm dois cromossomos X em cada célula somática e os homens apenas um. Um estudante perguntou ao professor por que a hemofilia é mais comum entre homens se o gene responsável por essa característica está no cromossomo X. Que explicação você daria a esse estudante?

(2º) Como podem ser os próximos filhos de um casal formado por uma mulher e um homem não hemofílicos, mas que já tiveram um filho com a doença?

(3º) A hemofilia é uma doença hereditária que causa problemas no processo de coagulação sanguínea nos indivíduos doentes. Um dos tipos mais graves de hemofilia é a hemofilia A, condicionada por um alelo recessivo (h), localizado no cromossomo X
(a) Qual sexo você espera que seja mais afetado pela doença? Justifique.

(b) Quais as chances de uma mulher normal, filha de um pai hemofílico, casado com um homem normal ter um filho do sexo masculino hemofílico?





Biologia 1º ano E e F noturno / Prof. Lucius

FOTOSSÍNTESE
         É um processo onde as moléculas de gás carbônico e água são transformadas em açúcares com a utilização de energia luminosa.
6CO + 6H2O > C6H12O+ 6O 2
         Nas plantas, a fotossíntese ocorre nos cloroplastos. Já nas cianobactérias a fotossíntese ocorre em um conjunto de membranas com organização semelhante à das membranas dos tilacoides e no citosol.
         Esse processo ocorre em duas etapas: a fase clara e a fase escura.
         A planta só consegue realizar a fotossíntese pelo fato de no interior de suas folhas apresentarem um pigmento, chamado clorofila, que é responsável por absorver certos tipos de ondas de luz. A clorofila só consegue absorver bem as luzes vermelhas, laranja, azul e violeta, e reflete grande parte da onda verde, absorvendo dela pouca energia.
         ETAPA FOTOQUÍMICA OU FASE CLARA.
         Recebe esse nome pelo fato de ser uma reação que é obrigatória que aconteça em presença de luz. Nela a energia luminosa é absorvida pela clorofila e armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). Além disso, ocorre a transformação da água em hidrogênio e oxigênio por meio da luz. Nesse caso dizemos que ocorreu a fotólise da água.
         O oxigênio é liberado é liberado pela planta já o hidrogênio e a energia do ATP serão usados na fase escura para transformar o gás carbônico em glicose. Para que isso ocorra, o hidrogênio é transportando para o estroma do cloroplasto se combinando com a NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato), formando uma molécula de NADPH.
         ETAPA QUÍMICA OU FASE ESCURA.
         Também chamada de ciclo das pentoses ou de Calvin ou de Calvin-Benson. Essa fase ocorre no estroma e envolve a construção de glicídios a partir do gás carbônico e do ambiente. Essa etapa não é necessária que ocorra na ausência de luz, todavia como é dependente dos hidrogênios e do ATP produzidos na etapa fotoquímica.
         Desse modo, vemos que as duas etapas estão relacionadas, visto que os átomos de hidrogênio necessários a segunda são fornecidos pelo NADPH, e a energia vem do ATP.
         DETALHES DA FASE CLARA.
         Como já vimos à clorofila é importante para a realização da fotossíntese.  Ela está localizada nos tilacoides do cloroplasto, associada a proteínas e outros pigmentos. Esse conjunto é chamado de fotossistemas, é encarregando da absorção da luz e da transformação da energia luminosa em química.
         Há dois tipos de fotossistemas, I e II. A energia luminosa absorvida pela clorofila é transferida para elétrons, que ficam temporariamente energizados e serão transportados ao longo dessa etapa. Dependendo da substância que os transportar, os elétrons podem seguir dois caminhos: fotofosforilação acíclica e fotofosforilação cíclica.
         FOTOFOSFORILAÇÃO ACÍCLICA.
         Ambos os fotossistemas, participam dessa etapa, a energia luminosa é absorvida pelo fotossistema II, fazendo com que a clorofila perca elétrons, por meio de uma série de transportadores até chegarem ao fotossistema I. Durante esse trajeto, os elétrons vão liberando energia que é utilizada para a síntese de ATP.
FOTOFOSFORILAÇÃO CÍCLICA.
Aqui os elétrons retirados do fotossistema I passam por vários transportadores e voltam para a clorofila da qual saíram. Durante esse transporte, é produzido ATP, mas não NADPH, não ocorre a fotólise da água e consequentemente não é produzido oxigênio.
DETALHES DA FASE QUÍMICA.
Aqui ocorre a sintetização dos glicídios, a partir do gás carbônico e dos hidrogênios produzidos na fase luminosa. Para que esses glicídios sejam sintetizados, utiliza-se energia do ATP, que também foi produzido na fase clara. A transformação do gás carbônico em um composto orgânico é chamada de fixação do carbono.


Exposição - Biologia / Prof.: Lucius


Visita dos alunos do 9º, 1º e 2º anos ao Usina Ciências em setembro de 2013






TRABALHO SOBRE VÍRUS
 Prof.: Lucius 
 Biologia / 2013
            Atenção alunos (as) dos 2os anos A, B, C e D, assistam o filme EU SOU A LENDA e procurem responder as seguintes questões:
           1a QUESTÃO: Como o vírus se propagou e qual é sua forma de contágio?
           2a QUESTÃO: Quais os diferentes sintomas apresentados pela população?
           3a QUESTÃO: Diferencie epidemia, pandemia e endemia.
          4a QUESTÃO: Qual foi a dificuldade encontrada para a implantação de um controle epidêmico.
            O referido trabalho deverá ser entregue digitado e será individual.
            Está valendo 2,0 pontos na segunda nota do 1º semestre, e deverá ser entregue nas datas mencionadas abaixo.
            2º ANO A = 04-07-2013;
            2º ANO B = 03-07-2013;
            2º ANO C = 05-07-2013;
            2º ANO D = 05-07-2013.
     OBSERVAÇÃO 1: Não será permitido a entrega do trabalho em outras datas, que não sejam essas.
     OBSERVAÇÃO 2: Não serão aceitos trabalhos copiados, com rasuras, manuscritos e xerocados.


5 comentários:

  1. Como imprimi isso ? - preciso estudar !!! respondão logo

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  2. É só clicar com o botão direito do mouse em cima do texto e aparecerá a opção para imprimir.

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  3. Muito bom esse resumo para os estudos! se for cair exatamente o que estiver nesse texto posso até tirar uma nota máxima dos postos hehee ;D

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