Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

Projetos

GUIA PARA  PROJETO DE PESQUISA

PROJETO MINHA ESCOLA EU AMO EU CUIDO 2024

ESBOÇO DE PROJETO DE PESQUISA PIBIC 



PLANILHA DE PROJETOS

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO
PROJETO DIA DAS MÃES
COMUNICADO PARA AS MÃES

PROJETO CULTURA ASIÁTICA

GINCANA DE MATEMÁTICA 2023

Roda de Conversa

PROJETO POP ENGLISH


REGULAMENTO DESFILE GAROTO E GAROTA 2022

Projetos 2019


Projeto Lagoa Mundaú: um ecossistema, várias histórias
 Matutino 2019


Projeto Lagoa Mundaú: um ecossistema, várias histórias
Vespertino 2019

PROJETO CONHECENDO O TERRITÓRIO

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AURELINA PALMEIRA DE MELO
Praça Padre Cícero S/N Vergel do Lago Maceió –AL
www.escolaapm.blogspot.com

 PROJETO CINE ESCOLA 2019
(IV mostra amadora de curta-metragem EAPM)
 

APRESENTAÇÃO

  O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Assim, através do “Projeto Cine Escola” a nossa unidade escolar possibilitará aos nossos estudantes o acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural e política no âmbito Escolar.

OBJETIVO GERAL 
  Favorecer o acesso de educandos e educadores do Ensino Médio da escola estadual Aurelina Palmeira de Melo à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com material amador de cinema para a prática educativa. Sendo assim, insere a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar, tendo como principal público-alvo os estudantes.
  Por intermédio da leitura e análise de imagens e de ferramentas utilizadas para a gravação de vídeos, o trabalho com essa linguagem, entre outros aspectos, contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Conhecer a linguagem audiovisual como mais um elemento constitutivo de sua formação; 

Estimular atividades artísticas;

Possibilitar debate e reflexão;
Analisar produções cinematográficas, estabelecendo o diálogo entre a narrativa do cinema, os conhecimentos adquiridos ao longo da escolaridade básica e os demais conhecimentos; 
Incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural, ampliando, assim, sua potencialidade no exercício de uma postura crítica e reflexiva na vida e no trabalho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

              Os professores envolvidos serão responsáveis pelo projeto, fazendo com que os alunos desenvolvam atividades sugeridas para a execução dos filmes.

  Na primeira fase, os professores formarão os grupos de alunos em sala, resaltando a importância de todos participarem do projeto. Em seguida serão divididas as funções de cada um: personagem principal, coadjuvante, personagens secundários, diretor, câmera, equipe de apoio etc. Os filmes no formato curta-metragem terão roteiro escolhido pelas equipes. Neste projeto cada filme poderá obter a duração máxima de até 5 (cinco) minutos.

  Na segunda fase, as aulas das disciplinas farão com que os grupos assimilem ideias e procedimentos essenciais para a produção dos filmes, como também as temáticas que deverão compor as histórias. Aulas de formatos de narrativas, postura, encenação entre outros itens essenciais ao roteiro.

  A seleção de roteiro, produção de texto, escolha dos personagens, encenações, locais de gravação etc. serão definidos pelos grupos com auxílio dos professores envolvidos. O material para a gravação dos filmes poderão ser celulares, câmeras e computadores pessoais que os alunos possuam.

  A temática utilizada no projeto deve abordar assuntos diversos como sugestões a seguir: proteção ao meio ambiente, ética e cidadania, reflexões sobre a realidade, estética modernista, nostalgia, humor, dança, variações linguísticas, folclore brasileiro, saúde e qualidade de vida e crônicas cotidianas. Obs.: serão desnecessários produções de cunho erótico, constrangedor, violento ou similar.

  Roteiros, produção e direção serão de responsabilidade dos alunos, entretanto todos os vídeos deverão ser supervisionados e seguir os padrões sugeridos pelos professores nas oficinas em sala de aula.

AVALIAÇÃO

            Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Cine Escola”, através da análise de produção de texto, análise dos filmes produzidos e participação nas aulas-laboratório. Uma comissão será formada para avaliar e premiar os filmes. Nas disciplinas  envolvidas serão disponibilizados pontos referentes ao quarto bimestre escolar, além de possíveis premiações. Para possíveis premiações serão analisados  onze categorias: edição, direção, figurino, fotografia, trilha sonora, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original e melhor filme.

CRONOGRAMA

08/07 a 19/07/2019 – esclarecimentos, formação das equipes e aulas teóricas;

22/07 a 23/08/2019 – oficinas em sala de aula e/ou em local previamente combinado e gravações;

06/09/2019 – previsão de término das gravações;

09/09 a 27/09/2019 – avaliação dos filmes e ficha técnica, divulgação de cartazes e confecção das premiações;

01/10/2019 – Culminância do projeto.

CULMINÂNCIA DO PROJETO

  Será na semana previamente combinada no cronograma, a execução dos filmes será em local a ser divulgado pela coordenação, onde os alunos envolvidos compartilharão as experiências com os outros alunos e serão premiados. Dessa forma, o principal objetivo desse projeto é favorecer o uso da linguagem cinematográfica na escola, transformando o trabalho pedagógico em oportunidades para que os alunos possam aprender uma das principais linguagens que fazem parte da cultura contemporânea.

FOLHA DE PREMIAÇÕES:
Resumo de edições anteriores do Projeto Cine Escola:

Ficha técnica do projeto Cine Escola

 



PROJETO
ESCOLA EDUCADA, ESCOLA BEM CUIDADA!
CLIQUE PARA VISUALIZAR E BAIXAR

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AURELINA PALMEIRA DE MELO
Praça Padre Cícero S/N Vergel do Lago Maceió –AL
www.escolaapm.blogspot.com 
 PROJETO LEITURA  

APRESENTAÇÃO 

Observando o grau de dificuldades na leitura e escrita dos discentes da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, bem como, a resistência dos mesmos à leitura aos conteúdos trabalhados, fez-se necessário a elaboração deste projeto que visa desenvolver o gosto e o hábito pela leitura. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo. Com a participação de todos busca se ainda, que esses conhecimentos possam ser socializados na escola e transportados para vida familiar e entorno da escola.

OBJETIVO GERAL  

Propiciar aos discentes a leitura de obras literárias, livros paradidáticos e infantis a fim de que os mesmos desenvolvam o gosto e o hábito pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

Desenvolver o gosto e o hábito da leitura;
Enriquecer o vocabulário;  
Garantir a continuidade do projeto;
Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar; Trabalhar os conteúdos teóricos nas diversas disciplinas;
Integrar escola / família / comunidade;  
Conhecer obras literárias diversificadas;
Analisar obras literárias e suas características;  
Aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita;  
Identificar diferenças entre modalidade oral e escrita da língua;
Apreciar o estilo de diferentes escritores;  
Conhecer alguns autores literários;  
Conhecer diferentes paisagens retratadas nas obras literárias;  
Pesquisar cronologia dos autores estudados;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;  
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(Em construção)
RECURSOS

Materiais: Livros, revistas, jornais, papéis diversos, tintas, lápis de cor, jornais, pincel, textos informativos, internet, Data show, slides, máquinas digitais, DVD, pendrive, cartolina, pincel atômico, entre outros.

AVALIAÇÃO
(Em construção)  
CRONOGRAMA
(Em construção)
CULMINÂNCIA DO PROJETO
(Em construção)

____________________________________________________________________________ 

PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO- PISA 2015

______________________________________________________________________
PROJETO SEMANA DO FOLCLORE
_____________________________________________________________________
Assista ao filme vencedor 2016:


Abertura Cine Escola


Para baixar o texto do projeto Cine Escola, clique abaixo:

Projeto Cine Escola 2016
110 estudantes e 11 filmes foram sucesso no Teatro Jofre Soares no Sesc Centro
 12 categorias reconhecidas
 4 premiações

Projeto Cine Escola 2017
80 estudantes e 10 filmes no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) em Jaraguá
Assista ao filme vencedor 2017


 12 premiações




CINE ESCOLA 2018
Filme vencedor


Encontro Cristão / Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro 12/04/2015

Eleição da Bandeira 15/01/15


Referencial Curricular 2015


Projeto Educação para o Trânsito 2014




Semana da Criança 2014

 Cinema, jogos, atividades recreativas, leitura, desenhos






Reunião SISMÉDIO / 2014



Pré-ENEM 2014
Estudantes do 3º ano se preparando para o ENEM 2014



Escola promove Dia da Familia na Escola- Palestras, atividades recreativas com pais e aluno e encerra com celebração religiosa, numa verdadeira integração entre escola, família e religiosidade.

13/12/2013



Reunião com alunos
Logo depois da reunião com os Pais e Responsáveis em 2013, fizemos também uma reunião com os alunos presentes para reunirmos ideias e sugestões e ainda debatermos os projetos.



PROJETO ESCOLA ABERTA
A escola Aurelina Palmeira de Melo mantém há anos o projeto Escola Aberta nos fins de semana, com a participação da comunidade nas dependências da escola, confeccionando artigos que são doados e/ou vendidos para a própria comunidade.





Passeata no Vergel do Lago chama a atenção para condição da lagoa Mundaú 
Escola Aulerina Palmeira de Melo
02/09/13


Passeio

Palestra sobre o Mercado de Trabalho
Prof. Neilson 



Dia 01/03/13
Dicas sobre entrevistas, currículo e o primeiro emprego.


Pintura no muro / Gincana 2014
13/12/14




Centenário de Luís Gonzaga
Alunos mostraram através da arte uma homenagem ao centenário do Rei do Baião
Apresentação em 28 de junho de 2012

       Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.


      No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

      Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...








Reunião para discussão do PPP
 da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo








O dia do livro - 29 de outubro de 2012
Projeto mostrou a importância da leitura numa manhã de conscientização sobre o uso do livro.







PROJETO MEU SORRISO É DE CAMPEÃO






Quadra de esportes da escola
 EXCURSÃO / PENEDO



Gincana Carnavalesca 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário