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Ciências


Características gerais do seres vivos



          
  
EXERCÍCIO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS / PROF. LUCIUS / 7º ANO MATUTINO 2017
(1a) Faça a correção dos nomes científicos abaixo:
(a) Boa constrictor
(b) Zea Mays
(c) canis familiaris
(d) Felis catus

(2a) Faça um desenho esquemático dos vírus mostrando todas as suas estruturas.

(3a) Quanto à forma como podemos classificar as bactérias?

(4a) Explique como acontece a reprodução das bactérias.


(5a) A respeito dos fungos como pode ser a nutrição deles?



EXERCÍCIO AVALIATIVO DE CIÊNCIAS / PROF. LUCIUS / 8º ANO MATUTINO 2017
(1a) Qual é a função dos alvéolos pulmonares?

(2a) Quais as funções das artérias e das veias?

(3a) Duas pessoas chegaram acidentadas em um hospital. Uma delas é do grupo A- e a outra é do grupo AB+. Quais os tipos de sangue que elas podem receber?

(4a) Quais as funções das hemácias, leucócitos e plaquetas?

(5a) Quais as funções dos rins e da bexiga urinária?









Trabalho de recuperação de Ciências 7º ano matutino / 2017
Prof. Lucius Marcus
(1º) O que a ecologia estuda?

(2º) Qual é a diferença entre relação harmônica e relação desarmônica?

(3º) Faça um esquema que mostre as três partes principais da célula e diga a função de cada uma delas.

(4º) Qual é a diferença entre relação assexuada e relação sexuada?

(5º) Cite exemplos de seres autótrofos e de seres heterótrofos.





TRABALHO DE CIÊNCIAS 
 PARA OS 7° ANOS B, C, D e E.
PROF. LUCIUS MARCUS
MATUTINO 2016
(1º) Cite características das briófitas.
(2º) Cite características das pteridófitas.
(3º) Cite características das gimnospermas.

(4º) Cite características das angiospermas.




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA O 8º ANO  / Matutino ( novembro de 2016) 

Prof. Lucius

1 - Ordene as partes do sistema urinário começando por onde a urina é formada até chegar ao ponto em que ela é eliminada.

2 - Entre os problemas do sistema urinário estão a nefrite, a cistite, a uretrite e os cálculos renais. Relacione esses problemas com as descrições a seguir:

a) infecção na bexiga urinária;

b) infecção nos rins;

c) infecção na uretra;

d) pedra nos rins;


3 - Onde as hemácias são produzidas? Onde são destruídas?

4 - Explique o que vai acontecer se uma pessoa do grupo A doar sangue para uma pessoa do grupo B.








ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA O 8º ANO  / Matutino (2016) 
Prof. Lucius

(1º) Organize os termos a seguir na ordem em que o alimento passa pelo tubo digestório: estômago, faringe, boca, reto intestino delgado, ânus, esôfago, intestino grosso.

(2º) Qual das seguintes funções não é executada pelo fígado?

(a) Remoção das substâncias tóxicas do sangue.
(b) Digestão das proteínas no intestino.
(c) Transformação de alguns aminoácidos em outros.
(d) Remoção do excesso de glicose do sangue.

(3º) Por que a digestão é necessária para o aproveitamento dos alimentos?

(4º) A expressão “ficar com a boca cheia de água” indica que houve produção de A pelas glândulas B. Escreva o que as letras A e B representam.

(5º) Ordene a sequência da passagem do ar pelo sistema respiratório: laringe, cavidades nasais, faringe, esôfago, brônquios, alvéolos pulmonares, traqueia, bronquíolos.

(6º) Qual das estruturas da questão anterior é comum ao sistema respiratório e ao sistema digestório?

(7º) Como se chama o processo de trocas gasosas?

(8º) A produção da voz ocorre por causa d vibração das pregas vocais. Em que parte do sistema respiratório elas estão localizadas?
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Prof. Lucius - 8º ano / Noturno 2013
QUESTIONÁRIO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE

Nome: ___________________________________________________.
Sexo (M) (F).
Idade: (   ) 18 a 25 anos, (   ) 26 a 30 anos, (   ) 31 a 35 anos, (   ) 36 a 40anos, (   ) 41 a 45 anos, (   ) 46 a 50 anos, (   ) 51 a 55 anos, (   ) 56 a 60 anos, (   ) 61 a 65 anos.
Bairro: ___________________________.
(1a) Você já dou sangue alguma vez?
(A) Sim. (B) Não.

 (2a) Você tem consciência da importância do ato de doar sangue?
(A) Sim. (B) Não.

(3a) Qual foi a última vez que você dou sangue?
(A) Há três meses, (B) Há seis meses, (C) Há nove meses, (D) Há um ano, (E) Não lembra.

 (4a) Você se considera um doador regular?
(A) Sim, (B) Não.

 (5a) Quantas vezes no ano você doa sangue?
(A) Duas vezes, (B) Três vezes, (C) Quatro vezes.

 (6a) Como você soube da importância da doação de sangue?
(A) Campanhas pelos meios de comunicação.
(B) Campanhas no bairro onde moro.
(C) Campanhas realizadas pelas instituições de ensino.
(D) Campanhas realizadas pelas instituições religiosas.
(E) Campanhas nas redes sociais.

(7a) Por qual razão você não doa sangue?
(A) Motivos religiosos.
(B) Falta de informação.
(C) Medo.

(8a) O que o levou a doa sangue pela primeira vez?
(A) Iniciativa própria.
(B) Para ajudar um amigo (a).
(C) Para ajudar um (a) parente.

(9a) O que você acha que deve ser feito para conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue?
(A) Mais campanhas nos meios de comunicação.
(B) Mais campanhas nos bairros.
(C) Mais campanhas nas instituições de ensino.
(D) Mais campanhas nas instituições religiosas.
(E) Mais campanhas nas redes sociais.

(10a) Você sabe o seu tipo sanguíneo?
(A) Sim.
(B) Não.

(11a) Qual é o seu tipo sanguíneo?
(A) A+
(B) A-
(C) B+
(D) B-
(E) AB+
(F) AB
(G) O+
(H) O-

(12a) Por que você doa sangue?
(A) Porque sei que estou salvando vidas.
(B) Porque sei que é bom para o meu sangue.


(C) Porque me traz uma sensação de satisfação pessoal.




Ciências / 8º ano E e F noturno 2013 / Prof.: Lucius Marcus
OS NUTRIENTES
         Os nutrientes são substâncias essenciais que podem ser absorvidas pelo nosso organismo. De acordo com sua constituição, eles podem ser classificados em carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais ou vitaminas. Cada um deles pode desempenhar uma ou mais funções no organismo.
         Carboidratos: São também conhecidos como açúcares ou sacarídeos, são nutrientes bastantes energéticos. Eles constituem a maior fonte de energia para a maioria dos seres vivos.
         Lipídios: São as gorduras e óleos, são substâncias altamente energéticas, constituindo importantes fontes de energia para o organismo. O acúmulo de gordura em nosso corpo constitui uma importante reserva energética.
         Proteínas: São substâncias que fazem parte da estrutura de células e tecidos, de anticorpos e de vários hormônios.
         As proteínas são formadas por estruturas menores conhecidas como aminoácidos, existem 20 tipos de aminoácidos diferentes que podem se combinar de diversas maneiras e formar milhares de proteínas distintas.
         Sais minerais: São compostos que ingeridos com a água e com os alimentos os sais minerais têm função relacionadas tanto à estrutura quanto à regulação geral dos processos orgânicos.
Sal mineral
Fontes naturais
Função
Cálcio (Ca)
Vegetais verde-escuros, leite e derivados.
Componentes de ossos e dentes; promove a coagulação sanguínea e a transmissão dos impulsos nervosos.
Fósforo (P)
Peixe, carnes, aves, leite e derivados, cereais e legumes.
Componentes de ossos e dentes. Faz parte de moléculas-chave como o DNA e ATP.
Potássio (K)
Verduras, frutas, leguminosas, leite e carnes.
Permite a contração muscular, regula a pressão arterial, participa da transmissão do impulso nervoso, do equilíbrio hídrico, da síntese de glicogênio e de proteínas do metabolismo energético.
Sódio (Na)
Sal de cozinha.
Participa da regulação do equilíbrio hídrico, da transmissão do impulso nervoso e do relaxamento muscular.
Cloro (Cl)
Sal de cozinha.
Manutenção do equilíbrio hídrico.
Magnésio (Mg)
Cereais, vegetais e frutas.
Participa da contração muscular e ativa os sistemas energéticos.
Ferro (Fe)
Vegetais verde-escuros, fígado, carnes e leguminosas.
Compõem a hemoglobina e outros pigmentos respiratórios, transportadores de oxigênio.
Zinco (Zn)
Carnes, fígado, ovos, mariscos e cerais.
Cofator de várias enzimas da digestão e de hormônios.
Cobre (Cu)
Fígado, mariscos, nozes e leguminosas.
Cofator de enzimas que metabolizam a hemoglobina.
Iodo (I)
Peixes, frutos do mar e sal iodado.
Componente dos hormônios da glândula tireoide.
Flúor (F)
Água fluorada.
Mantém a estrutura óssea e o esmalte dos dentes.
Cromo (Cr)
Cereais integrais, levedo de cerveja e carnes.
Atua no metabolismo energético e da glicose.

Selênio (Se)
Mariscos, carnes, fígado, cereais e leguminosas.
Componente de ossos, dentes e outros tecidos. Atua na síntese de hormônios, motilidade dos espermatozoides entre outros.
Manganês (Mn)
Cereais, frutas e verduras.
Ativa as enzimas que convertem glicose em energia.
Molibdênio (Mo)
Cereais integrais, leguminosas e leite.
Facilita a ação enzimática.

         Vitaminas: São moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento de vários processos metabólicos. Muitas vitaminas atuam como facilitadores da ação enzimática e recebem o nome de cofatores.
         As vitaminas são classificadas em dois grupos.
         HIDROSSOLÚVEIS. São as vitaminas solúveis em água, como o ácido ascórbico (vitamina C) e as vitaminas do complexo B.
         LIPOSSOLÚVEIS. São solúveis em lipídios. Exemplo: vitaminas A, D, E e K.


Vitamina
Algumas funções
Fontes naturais
Avitaminose
A
Antioxidante, mantém a saúde geral.
Vegetais amarelos.
Cegueira noturna, xeroftalmia.
B1 (tiamina)
Facilita a ação enzimática.
Carnes magras, feijões, cereais integrais, peixes.
Beribéri
B2 (riboflavina)
Facilita a ação enzimática.
Fígado, ovos, leite e carnes.
Rachaduras de lábios e boca.
B3 (niacina)
Inibe a produção de colesterol.
Carnes magras, feijões, nozes, peixes.
Pelagra.
B6 (piridoxina)
Essencial para a produção de anticorpos.
Levedo de cerveja, farelo de trigo, leite, carnes.
Alterações neurológicas.
B12 (cobalamina)
Facilita a ação enzimática.
Carnes, ovos, leite.
Alterações neurológicas e anemia.
Ácido fólico
Essencial para a produção de glóbulos brancos e vermelhos do sangue.
Vegetais de folhas verdes, fígado, carnes, levedura.
Anemia.
C
Antioxidante, promove a cicatrização e a síntese de certas proteínas.
Frutas cítricas.
Escorbuto.
D
Essencial para a absorção de cálcio e fósforo.
Exposição à luz solar, peixes.
Raquitismo
E (tocoferóis)
Antioxidante, mantém a saúde geral.
Sementes oleaginosas, folhas verdes, leite, abacate.
Esterilidade.
K
Essencial para a síntese de substâncias relacionadas à coagulação.
Folhas verdes escuras, abacate, kiwi, carne, ovos.
Hemorragias.

O beribéri é uma doença provocada pela falta de vitamina B1 no organismo, o que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Uma de suas causas: o fungoPenicillium citreonigrum, que através da liberação da toxina citreoviridina inibe sua absorção. Outras enzimas, encontradas em peixes de rio, também podem causar deficiência de B1.
Pelagra é uma doença causada pela falta de niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3 ou vitamina PP) e/ou de aminoácidos essenciais, como o triptofano. É conhecida por seus três sintomas que começam com a letra D. São eles: o aparecimento de uma cor escura, na pele (Dermatite), que fica seca e áspera e mais tarde provoca o aparecimento de crostas. Mais tarde aparecem Diarreias e alterações mentais (Demência); também conhecida como doença dos três "Ds". O nome 'vitamina PP' faz referência à ação Preventiva à Pelagra
Xeroftalmia ou olho seco é uma doença caracterizada pela não-produção de lágrimas e por dificuldades de visão, principalmente durante a noite. É uma avitaminose causada pela falta da vitamina A, que é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, se dissolve na presença degordura. Caracteriza-se pela degeneração da conjuntiva e da córnea, que se apresentam secas, enrugadas e atrofiadas. As glândulas ópticas, obstruídas, deixam de produzir a secreção lacrimal responsável pela lubrificação do globo ocular. Também pode atingir coelhos
         Água: É um elemento essencial à vida. Cerca de 65% da massa corporal de um ser humano adulto corresponde à água. Veja a seguir as principais funções da água no nosso corpo:
         . Dissolver substâncias;
         . Transportar substâncias;
         . Lubrificar as articulações;

         . Regular a temperatura do corpo.



Ano letivo: 2012
Série: 9° anos A, B, C, D e E
Turno: Vespertino
Professor: Lucius Marcus

            A presente atividade é destinada aos alunos do 9° ANO. (Turmas A, B, C, D e E).
Os alunos devem escolher, a critério deles, 5 (cinco) elementos da Tabela Periódica e fazer uma pesquisa sobre a utilidade dos mesmos para os seres humanos e/ou se eles oferecem algum risco à nossa saúde .
            A atividade terá que ser entregue manuscrita em data a ser marcada pelo professor e será individual.
Será atribuído um valor de 0 (zero) a 3 (três) pontos, que serão acrescentados no final do primeiro semestre após a totalização das 4 (quatro) notas.


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