Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Atividade de Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio 2019

Atividade de Língua Portuguesa / Prof. Sandro Basílio / 3º ano A, B e C 2019
O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.
Cena de Vidas secas. É um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos publicado em 1938.
Os Retirantes 1944 de Cândido Portinari. A obra mostra uma realidade social não enxergada por muitos.
Antonilson dos Santos, 23, Maria Eliane Ribeiro da Silva, 22, e os filhos Lucas (esq.), Ludmila, Bruna e Luan (no colo da mãe), que não haviam se cadastrado no Bolsa Família por falta de documentos: ALEX ALMEIDA  / fonte: andradetalis.wordpress.com
Agora reflita:
Que semelhanças são observadas entre a ficção, arte e a realidade representadas nas fotos?  Que denúncia é feita no Modernismo? Quais recursos podemos observar se cruzarmos os três textos?  Que outro aspecto você considera relevante? Esse aspecto se  associa aos objetivos Modernistas? Acrescente seu comentário abaixo com nome e turma.

37 comentários:

  1. Respostas
    1. certeza que e uma conta falsa do sandro kk

      Excluir
    2. Bem ... Em todas as fotos e formas de filmes em que vi , se torna a seca , a fome e tudo o que há de pior ...

      Yasmin Vitória N°44 3C

      Excluir
  2. Vamos por em destaque o significado do modernismo brasileiro que teve início na semana de arte moderna, Tendo como base as artes padrões que existiam no exterior, o modernismo visou uma ruptura com os modelos populares ...
    Na época de 1930 "era Vargas" em sua segunda fase os escritores estavam voltados para questões sociais principalmente no nordeste, tendo como ponto importante a denúncia da miséria e da desigualdade ....
    E isso é basicamente o que as imagens em questão remetem, uma situação de realidade em miséria visando demonstrar o outro lado existente na sociedade.

    Att. Geova jonnatha 3 "B"

    ResponderExcluir
  3. A primeira imagem mostrar uma família pobre ,humilde , fazendo mudanças ,observei também que eles não tem moradias .

    Na segunda imagem mostrar uma família pobre, sem condições de ser alimentarem ,observei também que eles estão muito magros devido a falta de alimentos .

    Na terceira imagem mostrar uma família pobre e triste , pois foram negado no cadastro do bolsa família por falta de documentação, pois eles poderiam tirar essa renda para ser manterem,mas infelizmente foram negado .

    As imagens mostram a realidade do nosso cotidiano , a falta de condicao das famílias , as artes também denuncia a desigualdades sociais e a fome .

    Iranilda da Conceição Silva 3ano B

    ResponderExcluir
  4. Podendo levar em conta que todas as imagens tem aver com as famílias do sertão brasileiro que estão fugindo da seca, as obras relatam uma realidade dos séculos passados onde o nordestino sofria com a escassez de água ea desigualdade social.

    Lucas Rodrigo 3° Ano "A"

    ResponderExcluir
  5. A segunda imagem relata de uma família sertaneja humilde com dificuldades financeiras em busca de um lugar melhor com melhorias finaceiras. Retrata de uma realidade de pessoas que sofre por ser esquecidos pelas autoridades,vítimas de descaso social é da exploração humana.


    Mikaelly Neri 3° Ano " A"

    ResponderExcluir
  6. A imagem de número 3,É a triste realidade de mães de família que se permite ter uma boa quantidade de filhos,mas tem que cria-lo só é sem o mínimo recurso financeiro por isso passar fome e mal tratos , isso é algo que é bem difícil de ser analisado por ser pessoas que prefere se resguarda das críticas populares

    Laura Fábia 3 "A"

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A segunda imagem tratasse de pessoas que se retiram de uma região para outra em busca de uma melhor condição para a família, se analisar bem a imagem Verá que todos estão com a aparência de fome e que os urubus no céu é como se estivessem esperando a morte de um deles.

    Allany Rafaele 3° A

    ResponderExcluir
  9. na imagem 2-retrata uma família de retirantes, pessoas que se retiram de uma região à outra em busca de condições melhores de vida.
    Maria clara 3- (A)

    ResponderExcluir
  10. eu particularmente me interessei pela 2 imagem já que ela e uma arte que mostra a desolação dos retirantes de forma bem impactante como se nota pelas roupas que vestem algumas são muito pequenas ou muito grandes provavelmente estão dando as roupas dos mais velhos para os mais novos por não terem como comprar roupas novas alem do aspecto faminto que os personagem retratam
    samuel kellysson 3(A)

    ResponderExcluir
  11. A 2 cena Do Filme Vida Secas que faz parte do modernismo,mostra Muita pobreza Além de dificuldades no sertão Nordestino,o rapaz e sua família fogem da seca até encontrarem uma fazenda abandonada e Oferecer sua Mão de obra para trabalhar Como vaqueiro para poder sustentar sua família que passava Muita fome.

    Valdir S. 3°C

    ResponderExcluir
  12. Na segunda imagem podemos perceber que mostra a triste realidade das famílias do sertão,famintos, uns usando roupas maiores e outros roupas menores, pelo visto as roupas dos maiores passaram para os menores e estão se retirando de uma região para outra para tentar sobreviver.

    Letícia 3° "A"

    ResponderExcluir
  13. Bom, olhando as imagens podemos a realidade de famílias que passaram por dificuldade no sertão e também o sofrimento que é não poder ou proporcionar uma vida melhor tanto para si mesmo, quanto para seus filhos e seus futuros parentes.

    Vanessa 3°A

    ResponderExcluir
  14. As três imagens amostra a mesma realidade entre elas,amostra a "fome " "pobreza"entre outros,todas imagens amostra a vida de muitos hoje em dia sem trabalho,falta de casa e comida
    Muitas pessoas fazem que nem na (priemirra foto) sai de suas cidades para outra,pra ver se conseguir uma vida melhor.
    A segunda foto amostra uma sena de pessoas maga com os ossos amostrado ,uma sena que você ver muitos no nosso Brasil,a terceira foto amostra uma família que presisa da bolsa família para viver no mundo,uma realidade da maioria das família ... cada imagem amostra senas diferente mais com a mesma dificuldade ...
    -Joyce Rayane "3" Ano "C"

    ResponderExcluir
  15. As 3 imagens nos mostra a realidade de famílias nordestinas que vivem no sertão, muitas delas sofrem com escassez de água, falta de alimentos, trabalho...Por razão a essas dificuldades, elas saem de onde moram para outros lugares a procura de uma vida melhor, a procura de melhores condições para sobreviver com suas famílias. O filme "Vidas Secas" retrata bem essa situação.
    -Sâmmara Keylla 3°C

    ResponderExcluir
  16. Podemos observar que nas três imagens, se refere a seca,fome, as famílias nordestinas,vemos as dificuldades em que essas famílias passam para ter algo para comer, e principalmente o sofrimento por não ter uma vida boa para dar aos seus filhos.
    E com isso vemos a realidade de algumas pessoas que passam por isso em seus cotidiano.
    Infelizmente a sociedade vive com a desigualdade, suportando assim, a fome, a seca e focando principalmente na dor em que essas famílias não passam por não ter uma moradia Boa, ou um Bom alimento, desigualdades na qual muitas família Nordestinas e Brasileiras vivenciam.
    As três imagens se baseiam em famílias pobres nordestinas, que saem de sua casa em busca de uma vida melhor para suas famílias.

    -Lucia Cludeane "3" `C`

    ResponderExcluir
  17. As semelhanças entre os aspectos ficção, arte e a realidade são iguais, eles estão ligados com o grande problema da pobreza e a fome, que estão representadas nas três fotos. O modernismo denúncia e combate esses grandes assuntos representando em sua obras e filmes. Quando cruzamos os três textos podemos observar a carência entre as famílias e a falta de ajuda. Outro aspecto relevante seria o relato do cotidiano que é bem relevante no modernismo.

    -Gabriel Dionísio
    3° B

    ResponderExcluir
  18. A primeira imagem apresenta uma família pobre do sertão, sem moradia e que estão de mudança de uma região para outra em busca de alguma moradia como retrata o próprio filme Vidas Secas.

    A segunda imagem é uma arte que ilustra a seca, a fome principalmente e a pobreza. Podemos observar que a família desta imagem também estão de mudança de uma região a outra e também é muito notável que as pessoas estão praticamente em carcaças, já a beira da morte, os urubus ao redor da família representa melhor isso já que estão apenas esperando a morte dos mesmos.

    A terceira imagem retrata uma família real do nosso cotidiano, pobre, magros pela fome, e desconhecidos pois não possuem documentos e por isso não tem renda alguma pois por não possuírem documentos foram negados pelo bolsa família.

    A semelhança entre as três imagens é a dificuldade em que as três famílias vivem, a pobreza, a fome, a falta de renda e a seca.

    A denúncia feita ao modernismo é a realidade que mostra as três imagens ja que o modernismo prega isso.

    Ao cruzar os três textos podemos ver a carência, a necessidade e a dificuldade das três famílias.

    Eduarda Leandra, 3° "B"

    ResponderExcluir
  19. As semelhanças que são observadas nas imagens e nos fatos fictícios e reais, são a fome e as dificuldades que as famílias Brasileiras, principalmente Nordestina sofrem.
    Nas imagens vemos famílias que saem de sua casa à procura de uma vida melhor, uma vida em que possam viver bem, algumas famílias não tem moradia e vivem nas ruas a procura de um abrigo. E triste, mais infelizmente as imagens retratam cenas que vemos no nosso cotidiano, infelizmente a desigualdade e muita em nosso país e no mundo.
    Isso tudo se volta ao modernismo, os artistas se expressão em suas artes assim retratando imagens que infelizmente e oque acontece .
    Isso e oque as imagens passam para nós, uma triste realidade de desigualdade e de fome de algumas famílias Brasileiras.


    [ Keyla Samara ] { 3"B"}

    ResponderExcluir
  20. As três imagens amostra a mesma realidade entre elas,amostra a "fome " "pobreza"entre outros,todas imagens amostra a vida de muitos hoje em dia sem trabalho,falta de casa e comida e etc.

    Yasmin Ribeiro 3'B'

    ResponderExcluir

  21. A semelhança entre as três imagens é a dificuldade em que as três famílias vivem, a pobreza, a fome, a falta de renda e a seca. 

    Stephane Marinho 3'B'

    ResponderExcluir
  22. A semelhança que há é que em todas tem a imagem de uma família que demonstra ser pessoas extremamente pobres, oprimida, rejeitada. O modernismo denúncia problemas sociais (miséria, abismos sociais e conflitos. O recursos que contém nas três imagens é a questão da pobreza, fome e miséria. Esses aspectos se associam sim aos objetivos modernista, pois, o modernismo busca através da arte e literatura busca denunciar todos essas questões sociais que o país vive até os dias de hoje.


    Valdir Junio 3° "A"

    ResponderExcluir
  23. Esta atividade foi encerrada às 19h de 06/06/2019.

    ResponderExcluir
  24. Os retirantes retrata migração de famílias em busca de alimento, melhoria de condições sociais, devido a seca, fome, clima.
    José Christian Oliveira Soares 3 "A"

    ResponderExcluir
  25. Vidas Secas é uma narrativa regionalista ligada à fase literária do Modernismo. É uma produção crítica repleta de marcas marxistas que se destacam no decorrer do contexto político-social. Graciliano Ramos cria uma fantasmagórica realidade encontrada no interior do nordeste brasileiro, sob a imagem do homem quase bicho, massacrado pelas agruras de uma natureza insólita e de uma sociedade e um governo injusto.

    Kailany Beatriz 3°Ano A

    ResponderExcluir
  26. A obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes. Nesta história, o pai de família Fabiano e a cadela Baleia são dois dos personagens mais famosos da literatura brasileira.

    Escrito em terceira pessoa, Graciliano nA obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes. Nesta história, o pai de família Fabiano e a cadela Baleia são considerados dois dos personagens mais famosos da literatura brasileira.[3]

    Foi Escrito em terceira pessoa, Graciliano não focava somente na seca que esta assolando o estado, através da crítica, mas sim em narrar a fuga da família, a desonestidade do patrão e arbitrariedade da classe dominante, impossibilitada de adquirir o mínimo de sobrevivência.

    Walisson Gonçalo da Silva 3 ano A

    ResponderExcluir
  27. A indignação de algumas pessoas à triste realidade de boa parte de nosso povo é evidente, curiosamente esse incontentamento raramente vem de quem vive essa realidade, enfatizando a tenacidade dessas pessoas.
    Indignação esta, possibilitou o surgimento do Modernismo, para denunciar a realidade nua e crua de nosso povo.
    Essas imagens por si só, são a definição do foco do Modernismo, uma única palavra pode resumi-las, calamidade.
    Em suma, apenas a exposição da realidade (Modernismo) pode mudá-la, a censura até hoje só nos trouxe retrocesso.

    Gabriel dos Santos 3• Ano 'A'

    ResponderExcluir