Observe os textos abaixo e responda o que se pede:
Texto 1
Cena de Vidas secas. É um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos publicado em 1938.
Texto 2Os Retirantes 1944 de Cândido Portinari. A obra mostra uma realidade social não enxergada por muitos.
Agora reflita:
Que semelhanças são observadas entre a ficção, arte e a realidade? Que denúncia é feita no Modernismo? Que recurso podemos observar se cruzarmos os três textos? Que outro aspecto você considera relevante? Esse aspecto se associa aos objetivos Modernistas? Acrescente seu comentário abaixo como nome e turma.
Gustavo Matheus - 3º C
ResponderExcluirAs semelhanças nas fotos são muitas: o semblante de povo trabalhador da roça, a pobreza sendo representada em todas, e uma família onde tinham filhos para ter mais mão de obra no campo. Até pq antigamente se tinha filho para comer... As três fotos são um retrato do povo da roça em suas respectivas épocas dando destaque para a terceira, onde uma família no seculo XXI está em uma situação financeira q deveria ser totalmente diferente por questões de avanço da sociedade.
O modernismo denuncia nessas imagens a realidade na vida das pessoas do meio rural, a pobreza, realidade e cotidiano das pessoas..
Já de modo geral o modernismo vai contra o conceito de arte padronizado principalmente pela Europa.
Podemos observar q os artistas das três obras mostram os aspectos e aparência das pessoas mais pobres em suas respectivas épocas.
Um aspecto relevante é a quantidade de filhos nessas famílias, é obvio q os pais n querem dar essa vida para os seus filhos, porém cm dito anteriormente os filhos eram a forma de mão de obra na roça.
Eu diria q sim, pois mostrando uma realidade diferente da vida da burguesia é uma forma de mudar a forma de apreciar e compreender uma expressão artística.
Dou destaque a obra de Cândido Portinari onde apesar de ser uma pintura mais abstrata, ela demonstra uma profundidade maior e consegue seguir o padrão modernista e passar uma realidade incrível.
Obs: Fui respondendo as questões por parágrafos, n listei mas tentei deixar organizado.
RESPOSTA...
ResponderExcluirAs imagens apresentadas são bastantes semelhantes, elas retrata a vida miserável de famílias de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.
As duas imagens comparada a terceira, onde uma família está em uma situação financeira que é totalmente diferente por questões de avanço da sociedade e o modernismo de fato denuncia essa realidade que é de famílias rurais, pobres com a realidade totalmente diferente.
Obs; Procurei não me prolongar muito minha resposta... Aluna do do 3º Ano 'C'
RESPOSTA ... 1: imagem fala de um povo pobre do interior , e descreve a miséria dessa família de retirantes , os sertanejos são obrigados se locomover em tempos e tempos para locais menos castigados pela seca do sertão. 2 imagem fala de uma familia de retirantes em meio campo, seu trabalho é agricultura , mas podemos ver essa família pobre , em meio a realidade dessa pobreza.3 imagem fala mas do modernismo , pq é uma família mas moderna e descrever o grande avanço da sociedade. E Pobreza dessa família obs: Só expressei o meu ponto de vista , fiz breve resumo q eu entedir.
ResponderExcluirComentário anterior aluno do 3 ano c
ResponderExcluirA semelhança está muito evidente nas três imagens. Todas apresentam as mesmas características físicas das personagens como: a desnutrição, as roupas velhas e sujas, a tristeza, e até mesmo, a composição familiar onde há um número considerável de filhos. A pobreza extrema também é evidenciada nas imagens. O movimento modernista reflete profundas transformações nas diversas manifestações artísticas.Traz uma característica muito forte de ruptura com o tradicionalismo europeu. Os modernistas buscaram retratar o Brasil tal como ele era na época. Então, estas imagens expressam exatamente o propósito modernista de mostrar o povo e a cultura regionalista, as mazelas e a pobreza extrema. O que não se encontra muito distante do que encontramos ainda hoje em todo o país, mas principalmente, no Nordeste.
ResponderExcluirMichelle Correia de Alcantara 3°ano C
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir