Observe os textos abaixo e responda o que se pede:
Texto 1
Cena de Vidas secas. É um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos publicado em 1938.
Texto 2Os Retirantes 1944 de Cândido Portinari. A obra mostra uma realidade social não enxergada por muitos.
Agora reflita:
Que semelhanças são observadas entre a ficção, arte e a realidade? Que denúncia é feita no Modernismo? Que recurso podemos observar se cruzarmos os três textos? Que outro aspecto você considera relevante? Esse aspecto se associa aos objetivos Modernistas? Acrescente seu comentário abaixo como nome e turma.
Welison Gomes 3 ano A
ResponderExcluirPodemos notar clara semelhanças entre as imagens acima, pois fazem uma junção de .
Sociedade + arte + realismo
É como foi comentado em sala o modernismo vem com a ideia de Romper o tradicionalismo,
Na minha opinião as imagens passam um conjunto de informações que juntam formam
Expressionismo : usando a expressão como as pinturas de Cândido Portinari é a imagens do filme vidas secas é também trazem a ideia de denuncia da realidade... Retratando a vida de alguns retirantes nordestinos e de algumas famílias que infelizmente ainda passam por dificuldades dificuldades essas que formam pontos negativos para nossa nação..o modernismo não vem só com a ideia de romper o tradicionalismo ele vem também para mostrar a realidade através das artes , da pintura , da musica , e vem mostrar uma verdade que estar debaixo de nossos narizes.
Perfeita junção de expressionismo + denúncia da realidade.
MARCILENE FERREIRA 3° "A"
ResponderExcluirÉ inestimável o legado que o modernismo deixou para o campo das artes no Brasil,retratando o desejo de mostrar através da arte e da ficção um Brasil de verdade,com suas favelas,seu povo sofrido,marginalizado,sem os idealismos românticos,a crítica construtiva da realidade e a ousadia na forma de se expressar chocava a sociedade na época.
Além da função social que defendia não só as sociedades mais desvalorizadas,como também mostrava o ambiente em que viviam e como essas pessoas influenciavam na construção dos personagens de livros,filmes etc
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirProfessor esses dois comentários acima são meus/MARCILENE rs
ResponderExcluirAs três imagens tem uma ligação do realismo, tanto a primeira e a segunda foto sendo uma forma de representação torna-se uma realidade como a terceira imagem, a característica do modernismo em buscar a denúncia da realidade de como vive muitas famílias do país, a fome, o desemprego, a falta de desempenho nos programas governamentais e a falta de recursos para uma melhoria em regiões onde se concentra o maior número de famílias que vivem nessas condições são algumas mudanças que poderiam fazer uma diferença.
ResponderExcluirJoão Victor 3° A
A ficção, arte e a realidade mostram a extrema pobreza que grande parte da sociedade brasileira viveu e até mesmo vive nos dias de hoje.
ResponderExcluirÉ visível a denúncia da realidade social, sendo principalmente no nordeste com os retirantes das secas, mostrando o regionalismo do modernismo com suas preocupações sociais e políticas.
Michely Carolainy 3° "A"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFicçao de drama, fome. A sociedade antiga e atual até hoje sofre com a pobreza pela falta de quem têm poder, e com a falta de competência. Embora nos textos acima (primeira e segunda imagem) mostram uma realidade da antiguidade e a ultima imagem (terceira) contemporânea. Um aspecto é a coragem que eles tem de lutar todos os dias para ter uma melhor qualidade de vida.
ResponderExcluirKaryne Evelyn 3°anoA
Semelhança notável. Denúncia da realidade fome e pobreza extremas, que grande parte da sociedade viveu e vive nos dias de hoje.
ResponderExcluirJessica Fernanda 3° ano B
Semelhança notável. Denúncia da realidade fome e pobreza extremas, que grande parte da sociedade viveu e vive nos dias de hoje.
ResponderExcluirJessica Fernanda 3° ano B
As semelhanças são impressionantes entre ficção, arte e realidade. Podemos constatar que a situação da sociedade pobre é a mesma: Uma batalha constante pela sobrevivência.
ResponderExcluirLarisse Évelyn 3° ano B
São semelhantes, pois as imagens transmitidas por obras de artes ,realidade e ficção .Mostrar qual é a realidade dessa sociedade com sofrimentos ,lutas e além de tudo a vontade de nunca desistir que esse povo tem sempre .
ResponderExcluirJamerson Ferreira 3°ano B
Tanto a primeira e a segunda foto tem uma ligação muito forte, que mostra a extrema pobreza que grande parte da população ainda vive no dia de hoje. Em questão por falar de sertão e retirantes por ter um abandono das autoridades.
ResponderExcluirE a terceira imagem vem a mostrar uma família mas a frente com um aspecto de mudança e tendo coragem em ter uma vida melhor.
Mayko Jeizo - "3 Ano A"
As três imagens mostram a realidade: extrema pobreza, fome, desempego que a sociedade vive hoje e que as autoridades tentam esconder.
ResponderExcluirMichele Silva (3º ano A )
A fome e a miséria estão constando nas três imagens, mostrando o reflexo da sociedade e a denúncia da rwalidade.. A primeira e segunda imagem mostra a realidade na antiguidade. A terceira imagem mostra que ainda nos dias de hoje a pobreza continua.
ResponderExcluirErika kelly - "3 ano B"
As três imagens citadas a cima declara semelhanças entre si. Pois, demonstra claramente a pobreza, a fome a realidade que a maioria da sociedade sofria e ainda continua nos dias de hoje.
ResponderExcluirLarissa Rodrigues - 3 ° ano A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs três imagens a cima, tem as mesmas semelhanças: Pobreza. Ela demonstra a pobreza que tinha no passado, e que ainda temos está mesma pobreza no presente.
ResponderExcluirHeberton Lessa - 3° ano A
As semelhanças observadas visivelmente são a problema extrema com a falta de recursos como roupas em bom estado, e por fim a expressão de cada integrante das famílias, na imagem retratam uma expressão de angústia, causada por consequência da extrema pobreza, caracterizando o expressionismo.
ResponderExcluirA valorização do cotidiano é uma das características do modernismo, tendo em vista as três imagens podemos constatar a extrema pobreza, causada muita das vezes pelo sistema de governo que rege o país.
Yasmim C. - 3º ano A
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtravéz da arte e ficção foi ilustrada uma realidade sem censura, a verdadeira realidade social por meio de imagens diferentes, entretanto receptanto uma única mensagem a má administração da localidade em que esses individios residem.
ResponderExcluirA denúncia da realidade, dos maus tratos, fome, miséria. Todas as imagens exibe fatos que já presenciamos de olhos fechados, o modernismo tem o poder de nos informar de forma clara e objetiva nos proporcionando assim um choque de realidade.
Monique Medeiros dos Santos
3 ano "b"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ possível ver que atualmente certa parte da população sobreviva sobre tais condições, as ilustrações mostradas representem de forma nítida que famílias sofram ainda dessa maneira (falta de luz, moradia, comida, etc.). Destaca-se nas imagens a miséria e principalmente a expressão de incerteza do que será o futuro.
ResponderExcluirO modernismo nos mostra uma forma clara de observar uma coisa que chega a ser normal aos olhos da sociedade, ver a miséria de uma forma sem censura, porém delicado e até mesmo "libertador". As imagens representa tudo o que poucas de muitas famílias sofrem por faltas de recursos do governo.
Yuri L. Amorim - 3ª [A]
É observado independente da ficção, arte e realidade a semelhança de situação precária, é notável em três imagens diferentes de diferentes autores o quanto é expressiva a fome, a miséria e a pobreza. Está denunciando a realidade, uma ficção voltada a mostrar às pessoas como uma vida é vivendo na seca, em lugares onde poucos conhecem e dificilmente irão conhecer. Tem também a arte retratando uma família de uma forma tão expressivamente infeliz e desestruturada, sem rumo, sem parecer pessoas de verdade. E uma foto de uma família real que só prova o quanto Cândido Portinari tem razão no que expressa sua arte.
ResponderExcluirConsidero relevante no terceiro texto citando sobre os pais serem jovens ainda, onde muitos em uma cidade capital ja estão cursando seu ensino superior nessa idade, correndo atrás de um futuro digno de seus esforços para não viver na fome. Esses pais com seus filhos que nem mesmo podem receber um "apoio financeiro" do governo brasileiro pois nem mesmo possui documentos que comprovem que existem. Fazendo assim com que se encaixe no objetivo modernista enfatizado nesses três textos, denunciando a realidade triste de diferentes formas, afim de expor para o mundo que enquanto existe uma pessoa reclamando da comida que pode comer, tem pessoas que nem lembram mais o sabor de alguma coisa.
Paulo F. Neto - 3 B
Existe claramente uma semelhanças entre este três aspectos, a exibição da realidade em forma de arte causaria um grande impacto ao público que ali estivesse presente, já que obras de artes seriam apenas ficção e não uma dura realidade da sociedade que é muitas vezes escondida.Então modernismo veio como uma revolução onde oque era considerado apenas arte se transformou em uma exposição e choque de realidade da carência que vinham acontecendo na sociedade. thaynara ingrid 3 ano "A"
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem, na minha opinião foi uma forma de protesto sobre o mundo onde viviamos, uma maneira de "abrir" os olhos da sociedade e sair desse padrão que era algo único na época, o choque foi enorme, de tal forma que de único foi motivo de piada, mas ao longo dos anos, foi ganhando a aceitação do público, pois mostrava a verdadeira face do que estava acontecendo.
ResponderExcluirEmanoel Marcos R. dos Santos 3° B
É notável que os três textos estão claramente denunciando por meio da ficção (imagem 1), da arte (imagem 2) e por meio da realidade (imagem 3), a situação de miséria e pobreza que por muitas vezes é esquecida, vejo a denuncia como forma de tentar mudar essa realidade antiga que se estende até os dias de hoje, assim como o modernismo chegou mudar oque era tão tradicional na época, este estado de pobreza já é tão comum que muitos ignoram e acham normal.
ResponderExcluirSemelhança clara. O modernismo denúncia a fome, a miséria, a pobreza e a realidade que grande parte sociedade sofria e ainda sofre nos dias de hoje.
ResponderExcluirAurea Regina "3° B"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAo observar pode-se notar o choque de realidade que existe entre as imagens, onde as pinturas modernistas mostram realmente isso que vemos na nossa sociedade, as semelhanças são óbvias, porém, a causa que provocou a revolução do modernismo, foi o etnocentrismo que as grandes nações causaram, impactando diretamente não apenas no Brasil, mas essa realidade é vista em todo o mundo. A arte tenta mostrar de uma forma, oque a realidade está cansada de mostrar, onde a Ficção tenta retratar algo que estamos "acostumados", formando um circulo vicioso de Arte x Realidade x Ficção, não sendo nenhuma dessas uma mentira, mas sim algo que nos deixa estupefatos, diante de uma realidade dura e crua, ainda vivida por muitos, que não tem nem a previsão do fim desse sofrimento, vivenciado no dia a dia de famílias pobres, o modernismo apenas trouxe a tona a pura e mais preocupante realidade da nossa sociedade.
ResponderExcluirWellington Evangelista - 3° Ano "B"
Não é difícil notar a expressão e a semelhança entre as imagens porque não existe uma linha tênue que separa a arte da ficção ou da realidade, todas elas tem um único objetivo querer gritar para o mundo uma realidade muito grande e pouco enxergada. Essa denúncia é muito retratada no livro " Vidas Secas" de Graciliano Ramos, uma obra do modernismo que tem essa característica muito empregada, muito expressada e muito forte que é a seca, a fome, o drama de muitas famílias, de muitas vidas no sertão, onde a chuva e escassa e quase tudo necessário prs sobrevivência. Queria eu dizer que isso não existe mais, só que existe e é um dilema que não está muito distante da nossa época. É importante ressaltar o impacto que o Modernismo trouxe para a sociedade, essa idéia de criticar, de defender, de denunciar e querer mostrar ao máximo a realidade é um traço muito forte e é algo que nos faz refletir e não virar as costas, pra esses protagonistas que fazem nosso cenário brasileiro ser tão impactante e algo tão discutido no mundo, mas não precisamos disso, nos precisamos de ajuda, precisamos mudar isso e no futuro ter isso apenas em quadros e livros e não ser parte da nossa vida como ainda é hoje.
ResponderExcluirBárbara Soares 3° ano A
As 3 imagens são semelhantes por retratar extrema pobreza, que apesar dos avanços tecnológicos e sociais ainda existe um número muito grande de famílias nessas condições, pois as oportunidades de vida são muito diferentes, o que faz com que muitas vezes as regiões e localizações seja uma influência nessas situações em que as pessoas vivem. Porém atualmente essa visão deve ser mudada, pois todas os seres humanos que vivem e moram em determinados lugares, devem ter a mesma atenção social que qualquer outra cidadão, porque não depende só dos órgãos responsáveis, mas sim da maneira como é visto pelas pessoas, que por terem muitas vezes uma condição melhor, não dá a devida importância e por isso passa despercebido, por achar que não é um problema dela, quando na verdade é um problema não só do governo, mas também de todos. A denúncia feita ao modernismo retrata uma priorização das pessoas atualmente, que optam muitas vezes por coisas supérfluas ao invés de priorizar a qualidade de vida, tanto de si próprio, quanto das pessoas que infelizmente não tem por algum motivo as mesma condições de vida atualmente. O recurso que podemos observar é a forma de como esses textos se entrelaçam, por ser um assunto que até hoje é uma realidade na sociedade, que apesar dos anos, acaba se tornando sempre um assunto atual. Um aspecto que atualmente é relevante é a maneira de como os acessos a educação é precária em muitas cidades onde as crianças e adolescentes vão a escola por causa da comida, que por muitas vezes só tem uma única alimentação durante todo o dia. Esse aspecto se associa aos objetivos modernistas no sentido de ser algo que não é priorizado, onde são gastos altas contias de dinheiro com investimentos em pavimentações e exagerados salários de governantes, fazendo com que o investimento na educação não seja o suficiente para ter um avanço na história do país e até mesmo do mundo.
ResponderExcluirWagner 3° Ano "B"
É notável, independente das colocações (ficção, arte e realidade) a precária condição de vida mostrada nessas três imagens, é uma forma de mostra em diferentes ocasiões o grito de muitos que sofrem com a falta de humanidade dos nossos governantes. É importante ressaltar que não são casos extintos, mais, cotidianos em nosso país. Muitos desses guerreiros, não tem direito a alimentação, saúde e educação, vivem em condições precárias muitas das vezes sem ao menos com saneamento em seus locais de moradia. O modernismo vem mostra a pura realidade desses sofredores, que lutam de sol á sol por pelo menos alimentar seus filhos, o modernismo vem denunciar a escancarada realidade desses povos. E que em um futuro próximo possamos ver apenas em livros, quadros e filmes a realidade de nosso povo tão maltratado pela sociedade capitalista.
ResponderExcluirErika Karine 3 B
As imagens representadas demonstram aspecto de sofrimento e por falta de moradia, pelas pessoas que são apresentadas na imagem dá a expressão de deslocamento de lugar, não ter onde morar, não ter comida e não ter uma renda. A realidade é nítida nas fotos que muitas pessoas ainda sofram com tais circunstâncias, a pobreza é o principal objetivo mostrado nas 3 imagens. Coisas que antigamente aconteciam e hoje acontece de uma forma mais "trágica".
ResponderExcluirJefferson Bruno - 3 B
O modernismo veio com o objetivo de romper a cultura tradicional cortando os vínculos com o passado buscando pelo original e pelo lado polêmico, denunciando através da ficção e da arte a realidade vivida por muitas famílias nordestinas, destacando-se a fome, a exclusão social, as dificuldades em ter acesso a programas do governo, a falta de conhecimento, o analfabetismo, e o desprezo muitas vezes não vista pela sociedade brasileira. Com tudo todas as três imagens tem grande semelhança pelo fato de relatar os menos problemas.
ResponderExcluirMariana Araújo V. 3° ano "A"
As fotos mostram a semelhança entre a vida da sociedade independente do ano em que ela foi criada, conforme retrata nas imagens a vida sofrida da sociedade em ambas as épocas, onde o artistas tenta recriar com a máxima realidade os aspectos de cada época. O modernismo denuncia a condições em que a sociedade vive. Os textos se cruzam com relação a realidade social não enxergada por muitos, que mesmo com toda a evolução o sistema público não atende toda sociedade.
ResponderExcluirNome: Ederson de Lima Alves
Serie: 3º "B"
Semelhança total, denuncia o atual descaso do governo atual com tais situações vividas por essas famílias, mesmos que batalhadoras não conseguem sair da miséria pela fraca economia de sua região, culpa de governantes que governa com ações de má fé.
ResponderExcluirEssas artes se encaixam no objetivo de romper o tradicionalismo, um dos principais objetivos do modernismo, pois poucos artistas retratam esse tema.
Hugo César 3º Ano "A"
As imagens vistas mostram a ideia de denuncia de uma triste verdade que ate hoje infelizmente, famílias ainda passam por dificuldade, misérias e exclusão social. O modernismo não vem só com o intuito de romper o tradicionalismo, mas também para mostrar através das artes, musicas e pinturas uma expressão da realidade.
ResponderExcluirkeviny Araújo 3º Ano ¨B¨
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira no século XX,As três imagens acima mostram a mesma realidade vivida que e: pobreza, analfabetismo,fome, desempego,exclusão social que a sociedade vive que o poder público nao faz nada e tenta esconder.
ResponderExcluirNome; Alfredo Lucas 3a
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs imagens retratam a clara pobreza vivida por uma sociedade , essa imagens denuncia a fome , a miséria , a pobreza , de famílias vivida no sertão , o modernismo veio para denunciar tudo isso que acontece na sociedade . Ele veio para retratar por meio da ficção a verdadeira vidas na miséria .
ResponderExcluirLucas Soares 3 b
As imagens vistas retratam uma triste verdade e que até hoje infelizmente, famílias ainda passam por dificuldades e misérias. A exclusão social, o analfabetismo e a desigualdade continuam fazendo parte da sociedade.
ResponderExcluirO modernismo não só veio com o intuito de romper o tradicionalismo mas também para mostrar através das artes, músicas, pinturas e outros uma expressão da nossa realidade.
Nome: Keviny Araújo_3º ano "B"
As três imagens mostram claramente a realidade que ainda existe e muito hoje em dia, a fome, as dificuldades, a pobreza extrema, que estão tentando ocultar, mas que está visível em muitos locais. E o modernismo vem com esse intuito de mostrar a realidade que muitos vivem; através das pinturas, arte, músicas entre outros.
ResponderExcluirLívia Eugênia 3 ano A
Muito bem pessoal, a denúncia proposta pelo Modernismo é vista na ficção e na arte, nos tempos de hoje ainda é possível haver semelhanças com as obras citadas. A intertextualidade é notória nas três imagens: famílias pobres, imigrantes que tentam uma vida melhor. Obrigado a todos pela participação!
ResponderExcluirProf. Sandro Basilio
As três imagens mostra a mesma situação, que ainda infelizmente vivemos nos dias de hoje, a pobreza a seca, a falta de saúde e de estrutura.
ResponderExcluirTayná Oliveira ( 3°ano B)
pode-se afirmar que as três figuras sobre o modernismo trata-se de famílias semelhantes a pobreza e miséria que luta por uma migalha de pão e por muitas vezes ou quase sempre não conseguem os levando até a morte por meio desses fatores.Tudo isso é o que algumas sociedades estão passando por causa da seca,da falta de alimentos e de estrutura do país....
ResponderExcluirALINE GABRIELLE (3º ANO B)
ALINE GABRIELLE (3º ANO B)
Tanto a primeira quanto a segunda imagina mostra que na antiguidade já era bastaste visível a pobreza e a vida precária que uma quantidade certa da população passava, e mesmo assim sempre foram guerreiras pra seguir em frente tentar evoluí de alguma meneira, e a terceira imagem já mostra que mesmo com todo esse passar do tempo nao mudou nada porque ainda é existente uma população podre precária.
ResponderExcluirKlebiane 3°B
Tanto a primeira quanto a segunda imagina mostra que na antiguidade já era bastaste visível a pobreza e a vida precária que uma quantidade certa da população passava, e mesmo assim sempre foram guerreiras pra seguir em frente tentar evoluí de alguma meneira, e a terceira imagem já mostra que mesmo com todo esse passar do tempo nao mudou nada porque ainda é existente uma população podre precária.
ResponderExcluirKlebiane 3°B
quase 20 anos da primeira para a segunda obra e mesmo assim o modernismo consegue retratar perfeitamente a realidade. Já na ultima imagem,é uma foto real que mesmo meio século depois ainda segue na mesma linha da obra filme vidas secas,uma família pobre,que mesmo com tantas dificuldades,ainda cultiva seus sonhos. A imagem real abaixo das obras prova que o modernismo busca,seja qual for a época,retratar a realidade futura ou presente.
ResponderExcluirYasmin Ewelin , 3° ano A
O modernismo foi um movimento que mudou o rumo da arte, trazendo obras inovadoras que abrem a mente do expectador para novos pensamentos. As obras al acima tratam de expressar a realidade das condições de vida da população no passado e que ainda ocorre nos dias de hoje.
ResponderExcluirAilton Junio 3* "A"
As imagens acimas, trata-se da pobreza e misérias de familiares, que infelizmente acorre nos dia de hoje. O modernismo tenta expressar através da arte,a realidade da sociedade.
ResponderExcluirWaleska Alves 3° ''A''