Como participar?

As atividades postadas aqui são consideradas complemento do trabalho desenvolvido na sala de aula.
Atenção aluno: Clique na disciplina acima, desça a página e observe a série e a turma a que está destinada a atividade como também data de entrega.
Comentários postados aqui devem se referir a dúvidas sobre a atividade proposta pelo professor ou atividade feita através de opiniões.
Este blog é apenas mais uma ferramenta para auxiliar as atividades didáticas propostas pelos professores da escola Aurelina.
Professor, para postar atividade envie-a para blogaurelinapalmeirademelo@gmail.com
Data de fundação desta escola: 22/02/1965, antigo Grupo Escolar Presidente Kennedy
Veja também postagens mais antigas no fim da página principal
Utilize a janela de pesquisa ao lado direto para encontrar o que procura.
Instagram: @escola.aurelina.oficial

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prova Brasil (Descritores)

Língua Portuguesa

Procedimentos de Leitura


D1 Localizar informações explícitas em um texto
D3
 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Identificar o tema de um texto
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Relação entre textos


D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Coerência e coesão no processamento do texto


D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
D7
 Identificar a tese de um texto
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto
D15
 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

Variação linguística

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.



Matemática

Espaço e forma
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações
D3
 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos
D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram
D8 Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares)
D9 Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas
D10 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos
D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações

Grandezas e medidas


D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas
D13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume
D15 
Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida

Números e operações / Álgebra e funções

D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica
D18 Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D19 Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D23 Identificar frações equivalentes
D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D26 Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D27 
Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais
D28 Resolver problema que envolva porcentagem
D29 Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas
D30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica
D31 Resolver problema que envolva equação de segundo grau
D32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões)
D33 Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema
D34 Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema
D35 Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau

Tratamento da informação


D36 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário